O Hospital Municipal Mário Covas Junior completa 23 anos nesta quarta-feira (2), em uma data que coincide com o Dia do Hospital, tornando o momento ainda mais especial para Ilhabela. Para marcar a data, será realizada uma cerimônia festiva às 17h, seguido de uma visita guiada pelas obras de ampliação do hospital e, em seguida, um coffee break.
Inaugurado em 2002, quando o atual prefeito Toninho Colucci exercia o cargo de secretário de Saúde, o Hospital Mário Covas representou um marco para a cidade, oferecendo às gestantes a possibilidade de terem seus filhos em Ilhabela e ampliando o acesso a serviços hospitalares de qualidade.
Em 2023, o Prefeito Toninho Colucci deu início à obra de ampliação e modernização total do Hospital, com um investimento histórico de R$ 48,7 milhões, que tem como objetivo elevar a qualidade do atendimento médico e hospitalar para os próximos 30 anos. Em 2024, a primeira fase das obras foi entregue por Colucci, com a inauguração do bloco do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), que inclui consultório de Ortopedia, laboratório de Análises Clínicas, sala de Imobilização Ortopédica e, o novo Tomógrafo com 80 canais, que permitirá exames mais rápidos e detalhados, inclusive cardíacos.
No mês de março deste ano, Colucci entregou também a nova ala de internação, parte fundamental do processo de ampliação e modernização do hospital. O novo espaço conta com 42 leitos, incluindo dois de isolamento, infraestrutura moderna e equipamentos de última geração. Entre as melhorias, destacam-se o sistema inteligente de chamado de enfermagem com comandos de voz, novos carrinhos de medicação e recursos que possibilitam a preparação de medicamentos à beira-leito, ampliando a segurança e eficiência do atendimento.
Em setembro, no aniversário de 220 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela, o Prefeito Toninho Colucci entregará toda a nova ala administrativa da unidade e a de serviços.
“O compromisso da nossa gestão é garantir que a população de Ilhabela tenha acesso a um atendimento de qualidade, com estrutura adequada e moderna. Esse investimento reforça nosso objetivo de oferecer um serviço hospitalar mais eficiente, humanizado e seguro para todos que precisam”, destacou o prefeito Toninho Colucci.
Vale ressaltar que toda a estrutura e serviços oferecidos pelo Hospital Mário Covas Jr. são 100% custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo acesso gratuito e integral à população.