Ilhabela deu mais um passo rumo à inovação no turismo. Na última segunda-feira (7), a Prefeitura lançou oficialmente a Mar.IA,
guia virtual baseada em inteligência artificial generativa que revoluciona a forma como os visitantes exploram o arquipélago. O evento, promovido pela
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, contou com a presença do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, e reuniu autoridades, representantes do trade turístico, imprensa e convidados, marcando o início de uma nova fase para o setor na cidade.
Apresentada como uma robô com alma caiçara, Mar.IA é o novo rosto virtual do turismo local. Criada para atuar como guia interativa, a ferramenta reforça o protagonismo de Ilhabela no uso da tecnologia para qualificar o atendimento ao turista e ampliar o acesso aos atrativos do destino.
Durante o lançamento, os convidados conheceram o funcionamento da IA e assistiram à estreia da campanha publicitária “A Jornada da Robô Descobridora”, que narra a transformação da robô ao se conectar com a essência única da ilha. A proposta é mostrar que até a tecnologia pode se humanizar diante das belezas de Ilhabela.
“O que mais me emociona nessa campanha é que ela fala sobre transformação. Ilhabela tem essa força. E agora, com a Mar.IA, queremos que o visitante viva experiências únicas, com o auxílio de uma tecnologia que entende e traduz o espírito da nossa ilha”, afirmou o secretário de Turismo, Harry Finger.
O prefeito Toninho Colucci destacou a iniciativa como parte da estratégia para consolidar Ilhabela como um
Destino Turístico Inteligente. “Com a Mar.IA, damos mais um passo importante rumo à inovação. Ela se soma às trilhas acessíveis, observação de baleias, novo site, app e canais digitais. É uma ferramenta que qualifica a experiência dos turistas e reforça nosso compromisso com um turismo moderno e inclusivo”, disse.
Werner Benz, presidente do Ilhabela Convention & Visitors Bureau, também celebrou a iniciativa: “A guia virtual Mar.IA vem ao encontro das melhores e mais modernas práticas para o turismo atual, sendo referência em âmbito nacional. Orgulha-nos fazer parte de todo este planejamento estratégico e gostaríamos de parabenizar o prefeito e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo por mais uma iniciativa que agrega valor à experiência turística em Ilhabela. O trade estará engajado nos próximos passos de sua implantação e esperamos poder contribuir para seu desenvolvimento.”
A Mar.IA será integrada ao site oficial de turismo, ao aplicativo municipal e ao WhatsApp, facilitando o
acesso a informações sobre passeios, serviços, atrações e curiosidades da ilha.
Ilhabela foi um dos destinos escolhidos pelo programa Turismo Futuro Brasil, iniciativa do Sebrae Nacional com o BID, para desenvolver diretrizes de um Destino Turístico Inteligente. O lançamento da Mar.IA reforça esse posicionamento, evidenciando o investimento em inovação, sustentabilidade, acessibilidade e criatividade para impulsionar o turismo e beneficiar a população local.