A Ilhabela Escola Técnica (IETEC) e o Senac promoveram, na última quinta-feira (4), um encontro com empresários da cidade e gestores públicos voltado para os princípios do barismo. O evento abordou temas como técnicas de extração do café, tipos de grãos, além de orientações sobre como servir a bebida que se tornou uma verdadeira paixão nacional.
O encontro, que faz parte das ações do Atendimento Corporativo do Senac, promoveu boas conversas, troca de contatos e uma experiência sensorial cheia de aromas, sabores e história sobre o universo do café. Participaram como facilitadores Marcelina Concetta, certificada como barista pela Spechialtyi Coffee Association, mestre em torra desde 2018 e jurada certificada do Concurso Nacional de Barista desde 2003; e Vinícius Cassarotti, ambos docentes do Senac.
O barista é um especialista que não apenas prepara e serve cafés, mas possui conhecimento profundo sobre os processos de torra, moagem e extração, com o objetivo de criar uma experiência sensorial para o cliente. Essa profissão, originária da expressão em italiano para "atendente de bar", evoluiu para abranger a criação de bebidas à base de café e o atendimento personalizado, especialmente em estabelecimentos que trabalham com cafés especiais.
Para harmonizar com a bebida, os alunos do curso Técnico em Gastronomia do Senac – realizado na IETEC e financiado pela Prefeitura – colocaram em prática seu aprendizado com uma produção gastronômica perfeita para a ocasião.