Ilhabela é um destino único, conhecido por suas paisagens naturais, cultura rica, diversidade gastronômica e por oferecer cenários perfeitos para a prática esportiva. Localizada a cerca de 200 km de distância da capital paulista, a viagem até o arquipélago exige planejamento, já que o trajeto envolve uma travessia marítima pela balsa.
Além disso, durante a alta temporada as hospedagens e restaurantes ficam mais disputados, por isso é interessante fazer as reservas com antecedência.
A seguir, confira informações sobre como funciona a baixa e alta temporada em Ilhabela e entenda como fica a cidade do litoral paulista mês a mês.
Leia também: Entenda como funciona a travessia da balsa entre Ilhabela e São Sebastião
Alta temporada e baixa temporada
Em Ilhabela, a alta temporada é o período em que o município mais recebe visitantes e ocorre nos meses mais quentes, durante a primavera e o verão, com um clima propício para se refrescar nas praias e cachoeiras.
Na baixa temporada, entre o outono e o inverno, o movimento é contrário. As temperaturas caem significativamente e o fluxo de turistas diminui.
Qual é o melhor mês para ir à Ilhabela?
A resposta depende das preferências de cada pessoa. Ao longo do ano, Ilhabela oferece diferentes tipos de atividades e programações que agradam públicos variados.
Outro ponto a ser levado em consideração são as estações do ano, que proporcionam climas mais quentes ou mais amenos, conforme a época.
O verão, por exemplo, é caracterizado pelos dias ensolarados, com temperaturas elevadas e chuvas rápidas no fim da tarde. O inverno, por sua vez, é uma estação mais seca, com mais vento e temperaturas mais baixas.
Leia também: Clima em Ilhabela: como é o tempo na cidade
Dezembro e janeiro
Os meses de dezembro e janeiro são marcados pelo calor intenso (25ºC a 33ºC) e dias ensolarados, que atraem turistas em busca de praias, cachoeiras, passeios náuticos e mergulhos em águas cristalinas.
É também um dos períodos mais animados do calendário, com eventos como Natal Luz, Verão Ilhabela Viva, Virada do Ano e Ecoman Run, ideais para quem busca agito e diversão.
Fevereiro e março
Após o fim das férias escolares, a cidade ganha um pouco mais de tranquilidade, mas o clima de festa e calor ainda ficam à solta com o início das ondas de Carnaval, que espalham pela cidade muita cor e folia.
O mês de março também traz um sabor especial à gastronomia local com o Festival da Lula, que valoriza a culinária caiçara e atrai visitantes em busca de experiências gastronômicas.
Abril, maio e junho
Em abril, o outono ganha força com temperaturas mais amenas, perfeitas para quem busca sossego e contato com a natureza. Nessa estação, as trilhas e passeios revelam cenários únicos da Mata Atlântica, ideais para trekking e montanhismo.
A partir de maio, a cidade recebe visitantes muito especiais: cetáceos como baleias-jubarte e golfinhos, que passam pelo canal em sua rota migratória e oferecem experiências inesquecíveis de avistamento.
Além disso, ao longo dos três meses a programação cultural ganha destaque com o Festival da Sardinha, Bossa e Choro, Rock na Ilha e a Semana da Cultura Caiçara.
Julho, agosto e setembro
Nessa época do ano, Ilhabela se transforma no cenário ideal para os grandes eventos esportivos. Em julho, as regatas da Semana Internacional de Vela e da Semana de Monotipos movimentam o
Race Village e atraem atletas do mundo todo. Os ventos da estação também favorecem esportes como windsurf e kitesurf.
A gastronomia ganha mais espaço com o Festival da Tainha e o Boteco do Camarão, enquanto a agenda cultural inclui a Mostra de Dança da Fundaci, o Ilhabela Jazz e as celebrações do aniversário da cidade que perduram todo o mês de setembro.
No esporte de aventura, competições como o Kailash Trail Run (KTR), o Kailash Multisport Festival (
KMF) e o Circuito Mares reforçam o título da ilha como destino esportivo. E, para completar a experiência, entre julho e agosto ocorre o auge do período de avistamento das baleias-jubarte e golfinhos, que encantam visitantes em sua rota migratória pelo canal.
Outubro e novembro
Com a Mata Atlântica mais colorida e florida, o arquipélago se torna um ótimo lugar para passeios ao ar livre, como trilhas e visitas. O clima mais quente durante o dia e ameno à noite equilibra lazer e momentos de tranquilidade pré-temporada.
O período também é marcado por mais eventos culturais como a Feira Literária do Arquipélago de Ilhabela (FLAI), Ilharriba!, Dia do Samba e Festival do Xarelete. No esporte, competições desafiadoras como o Kailash Trail Run (Montanha), a Travessia do Canal de Ilhabela e o Circuito Paulista de Águas Abertas trazem atletas de todo o país e fortalecem a economia local, além de incentivar os atletas locais.
Ilhabela o ano todo
Seja qual for o mês escolhido, Ilhabela está sempre pronta para receber visitantes. De praias paradisíacas a festivais culturais, de esportes radicais a experiências gastronômicas, a ilha oferece atrativos durante todo o ano — basta escolher o momento que mais combina com o seu estilo de viagem.