A SIVI é considerada o maior encontro da vela oceânica da América Latina e reune atletas olímpicos, profissionais e amadores de diferentes classes, que promovem um verdadeiro festival de cores e velas no mar.
As embarcações participantes são da categoria Vela Oceânica, barcos maiores de cruzeiro que são separados em diferentes classes.
Além da Semana Internacional de Vela Oceânica, o município também promove a Semana Internacional de Vela de Monotipos.
As categorias dos monotipos velejam uma semana antes. Em 2025, o evento ocorreu entre os dias 10 e 13 de julho.
Eles geralmente são menores que os veleiros de oceano e todas as unidades de uma mesma classe são construídas com as mesmas especificações, o que as tornam idênticas ou muito semelhantes.
Fazem parte da categoria Monotipo veleiros de classes como o Dingue, Sniper, Ilca, Optimist, HPE 25, além do Kitesurf, Hydrofoil e Wing Foil Race.
Entre os velejadores, participam os capitães e a tripulação dos barcos que são oriundos de todo o Brasil e exterior. Neste ano, também estarão presentes os velejadores da Argentina e do Uruguai.
Segundo a organização da prova, a logística para garantir a presença de equipes estrangeiras é complexa e exige muito planejamento.
Depois de passar por revisão e pintura, os barcos iniciam viagem para o Brasil com pelo menos dez dias de antecedência. Muitas vezes, são conduzidos apenas por um tripulante, chamado de skipper, que é o responsável pelo seu traslado. Para chegar até Ilhabela, ele enfrenta o frio do inverno e condições de clima adversas.
Em 2025, cerca de 120 veleiros vão competir em cinco categorias: ORC, Bra-RGS, RGS-Cruiser, Clássicos, HPE-25 e C30. A competição reúne atletas profissionais, medalhistas olímpicos, amadores e cruzeiristas nas mesmas raias.
Entenda as diferenças entre as classes:
Regra Internacional do Offshore Racin Committee, destinada a barcos com configurações de competição, de tipos e tamanhos diferentes.
Regra Geral Simplificada, uma regra nacional caracterizada pela massiva presença de vários barcos com perfil predominantemente de cruzeiro.
Classe One Design, criada com veleiros de 30 pés projetados pelo experiente e renomado velejador e projetista Horácio Carabelli.
São considerados clássicos os barcos com ano de projeto até 1979, que correrão na Fórmula BRA-RGS
Formada por veleiros de Cruzeiro de oceano. São elegíveis aqueles que não tenham emitido certificado de uma regra de “handcap” nos últimos dois anos. O “handcap” é um sistema que ajusta o tempo de chegada de cada barco com base em suas características e desempenho para promover equidade entre modelos diferentes na mesma prova.
Um telão será instalado no Centro Cultural Waldemar Belisário, no centro histórico de Ilhabela, com transmissão ao vivo das competições.
Quem quiser apenas conferir o espetáculo de cores no mar pode ficar junto ao deque de madeira do centro histórico ou em algum ponto elevado da cidade com boa visualização, como o Morro do Cantagalo.
O Race Village é um espaço montado no centro histórico que serve como ponto de encontro para velejadores, turistas e moradores durante o evento.
Ele oferece uma programação cultural diversificada, com shows, atividades educativas, exposições e transmissão das regatas, passeios guiados, além de áreas para expositores e patrocinadores.
Você pode conferir mais sobre a programação completa do evento no site da Prefeitura de Ilhabela.
O Race Village está no Centro Cultural Waldemar Belisário, localizado na Rua da Padroeira, nº 174, Vila.
Para começar, nesta sexta-feira (18), haverá uma exibição de filmes ligados ao mundo da vela, além de doação de mudas de árvores nativas.
No domingo (20), um espetáculo aéreo da Esquadrilha da Fumaça estará entre os destaques da programação.
Na próxima terça (22) e quinta-feira (24), o espaço terá uma exposição de animais marinhos.
Até o próximo sábado (26), todos os dias haverá pelo menos um show com bandas e artistas locais. Além disso, passeios de jipe partirão do centro histórico de Ilhabela para passeios gratuitos em paisagens paradisíacas como as cachoeiras do Parque Estadual de llhabela e a Praia do Jabaquara.
Com os novos túneis e acessos da Rodovia dos Tamoios, chegar à Ilhabela ficou ainda mais rápido. Em cerca de 3 horas é possível chegar no município, partindo da cidade de São Paulo. O aeroporto mais próximo é o de Guarulhos (GRU).