O 11º Passeio Ecociclístico de Ilhabela, realizado pela
Secretaria de Meio Ambiente e pela
Secretaria de Esporte e Lazer no último domingo (21), reuniu cerca de 400 pessoas em prol da sustentabilidade. O evento, feito em referência ao Dia Mundial Sem Carro, teve como objetivo incentivar práticas responsáveis, estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e promover qualidade de vida para a população.
A concentração ocorreu às 8h, na Praça Allan Kardec, na Barra Velha, com muitas famílias e esportistas de Ilhabela. Durante o percurso, o grupo cadenciou o ritmo das pedaladas para permitir que todos participassem da ação.
O trajeto terminou em frente à Escola Municipal de Vela Lars Grael, onde duas bicicletas foram sorteadas para os inscritos.
Sobre o 11º Passeio Ecociclístico
A 11ª edição do Passeio Ecociclístico
integra a programação do aniversário de Ilhabela e é uma das principais atividades do calendário ambiental da cidade, que reforça o compromisso de Ilhabela com políticas voltadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente.
Plantio de mudas nativas
Além do passeio ciclístico, o fim de semana também foi marcado pelo Dia da Árvore, comemorado no domingo (21). Na ocasião, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu o plantio de mudas de árvores frutíferas arbustivas, naturais da Mata Atlântica, em frente à Escola Municipal de Vela.
As mudas de Araçá, Pitanga e Grumixama foram plantadas no local e servirão de alimento para toda a sorte de pássaros que habitam a cidade. As espécies frutíferas devem trazer mais vida silvestre ao entorno e até mesmo a possibilidade de disseminação de novas árvores, por meio da dispersão das sementes pelas aves.
A
ação de plantio foi realizada simultaneamente em todo o país e teve como objetivo unir o povo brasileiro em um gesto concreto de defesa do meio ambiente, como preparação para a 30ª Conferência da ONU para Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA) durante o mês de novembro de 2025.