Entre os dias 26 e 27 de setembro, o 26º Festival Dança e Movimento encerrará em grande estilo a maratona de arte que tomou conta de Ilhabela. O evento, que é o maior encontro de dança e movimento do Litoral Norte, segue no palco do Espaço Cultural Pés no Chão com
entrada gratuita, sempre a partir das 20h.
Na sexta-feira (26), o público poderá conferir um panorama dos aéreos circenses da região. Mais de dez instituições, grupos e escolas locais se revezarão no palco com 19 coreografias que exploram diferentes técnicas, como lira, tecido liso e gota. A proposta reafirma a essência do festival, que reúne tanto companhias renomadas quanto grupos amadores e aprendizes para incentivar os artistas em diferentes estágios de desenvolvimento, além da troca de saberes.
Já no sábado (27), a abertura das apresentações será conduzida pela bailarina Marina Abib, que desde 2022 enfrenta um intenso processo de reabilitação após ter sido diagnosticada com encefalite autoimune. Superando grandes desafios físicos, a artista mobiliza o público para aderir à campanha Marina em Movimento, iniciativa do coletivo @gerandobondade que busca recursos para a sua jornada.
Na sequência, o grupo Artinerant’s apresentará o espetáculo “Balbúrdia” para encerrar o festival com humor, energia e ousadia. A encenação brinca com a desconstrução da estrutura tradicional do circo em uma desorganização barulhenta e divertida. Malabares, equilibrismo, acrobacias, icarius e números aéreos se misturam em imagens criativas que celebram a diversidade das artes do movimento.
O Espaço Cultural Pés no Chão possui capacidade para 186 pessoas, por isso recomenda-se chegar com antecedência. A entrada é gratuita e realizada por ordem de chegada.
Sobre o Festival Dança e Movimento
Em sua 26ª edição, o Festival Dança e Movimento reafirma sua vocação de democratizar o acesso à cultura, fomentar o intercâmbio entre artistas e formar novas plateias.
O evento é uma realização do Espaço Cultural Pés no Chão e da Prefeitura de Ilhabela, por meio da
Secretaria de Cultura, com apoio técnico da Fundaci.
Programação completa
Sexta-feira (26), a partir das 20h
- Ser és Elemental – Tambor Raiz
- Marias – Grupo de Aéreos Juliana Andrade
- Entre o Céu e a Roda de Capoeira – Infinit8Art
- A Loba e a Lua – Infinit8Art
- Venta Ilha – Dojo Fitness Club
- Circolar – Flor de Caraguatá
- Dia Dia – Grupo de Aéreos Juliana Andrade
- O Musgo em Mim – Debrah Rouge
- Fênix – Danceart
- Frágil Coração – Grupo de Dança & Aéreos Pés no Chão
- Espelho – Circo Navegador
- Fujiyama Mama – Solamana (Fábrica de Cultura do Jaçanã)
- Dança Aérea – Talita Itapema
- Desaguar de Sentimentos – Biocinésia
- Ato Poético: Ar – Infinit8Art
- Germinar da Vida – Circo Navegador
- But We’re Freaks – Cia Tecido em Voga
- Reza Amarrada – Iaia Fida
- Chuva de Lágrimas – Dojo Fitness Club
Sábado (27), a partir das 20h
- Abertura: apresentação da bailarina Marina Abib
- Encerramento: Artinerant’s, com o espetáculo “Balbúrdia”