Neste fim de semana (11 e 12 de outubro), a equipe da Flotilha Borrachudo, da Escola de Vela Lars Grael, representa Ilhabela na 7ª Etapa do Ranking Paulista da Classe Optimist (OP), que será realizada em São Sebastião, na faixa de areia em frente à Praça da Vela, localizada no Porto Grande, região central.
O evento já soma 80 inscritos e segue com vagas abertas até sábado (11), às 11h. As regatas serão realizadas ao norte do Terminal Marítimo Almirante Barroso (píer da Transpetro), em percursos definidos pela organização. A etapa é promovida pela Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP) e pela Classe Optimist de São Paulo (COSP), com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
Além da Classe Optimist, também participarão as classes Dingue e ILCA (4, 6 e 7). A premiação terá troféus e medalhas para os primeiros colocados de cada categoria. As etapas do Ranking Paulista da Classe Optimist 2025 têm como principal objetivo definir os atletas que representarão o estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro da modalidade.
Flotilha Borrachudo leva 28 alunos à competição
Ilhabela será representada por 28 alunos da Escola de Vela Lars Grael, distribuídos entre as classes participantes: 12 Optimist, 4 Dingue e 8 ILCA. A presença dos atletas reforça a formação técnica e esportiva desenvolvida pela escola, que é reconhecida como referência nacional na iniciação e desenvolvimento da vela juvenil.
Classe Optimist: porta de entrada para a vela competitiva
A classe Optimist é considerada o primeiro passo dos jovens velejadores no universo das competições. Voltada para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos com peso máximo de 60 kg, a classe utiliza um pequeno barco monotipo de bolina, construído em madeira ou fibra de vidro.
Criado em 1947 pelo norte-americano Clark Mills, o Optimist é reconhecido mundialmente por ser seguro, estável e acessível, o que o tornou uma das classes mais difundidas no planeta e base da formação de grandes atletas da vela olímpica e profissional.