A tradição caiçara ganha destaque em Ilhabela com a abertura da exposição “Canoa Caiçara”, inaugurada na última quarta-feira (22) na Sede da Fundaci, na Vila. A mostra é
gratuita e segue aberta para visitação
até 23 de novembro de 2025, em uma realização da UNESCO no Brasil, com apoio do Airbnb e da Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Fundação Florestal, com o Ministério Público Federal e com o Ministério Público do Estado de São Paulo.
A exposição, que integra as ações do projeto IlhaMuseu, apresenta
fotografias de Luciano Candisani e
réplicas construídas pelos mestres canoeiros Manoel Neri Barbosa (Baeco) e José Carlos Nascimento, que retratam a canoa como símbolo de resistência, identidade e conexão entre o ser humano e o mar. As obras exploram o processo artesanal de construção das embarcações, seu uso histórico na pesca e transporte, assim como o seu papel nas festas e manifestações culturais caiçaras.
Entre os destaques estão as reproduções da Maria Comprida II, icônica canoa de regata; além das Canoas de Voga, usadas no transporte de cargas; Canoas de Lida, do cotidiano; Batelões, para grandes redes de pesca; Canoas Bordadas, adaptadas a mares mais bravios; e Canoas de Regata, símbolo de velocidade e tradição. A mostra também valoriza o papel das mulheres, que assumem cada vez mais protagonismo nas atividades e competições náuticas.
Em paralelo à exposição, nesta sexta-feira (24), será exibido o
documentário “Canoa caiçara: da tradição ao esporte”, produzido pela IlhaMuseu e dirigido por Edson Fogaça. O longa faz parte da programação do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA) – Ilhabela, que ocorre entre
22 e 25 de outubro, durante a Feira Literária e de Aventura de Ilhabela (FLAI), com filmes gratuitos para todos os públicos.
A obra registra o processo de reconstrução da lendária canoa Maria Comprida, que há 50 anos realizou uma travessia histórica de Ubatuba a Santos, conduzida por cinco canoeiros locais. O filme documenta as etapas da construção da réplica e a transição da canoa tradicional para o esporte contemporâneo, com destaque para o seu valor como patrimônio imaterial e a força simbólica da cultura caiçara.
Serviço
Exposição “Canoa Caiçara”
22 de outubro a 23 de novembro de 2025
Local: Sede da Fundaci – Rua Dr. Carvalho, nº 80 – Vila
Exibição do documentário “Canoa caiçara: da tradição ao esporte”
Sexta-feira (24), às 19h
Local: Cine Villa Bella & Clube – Centro Cultural Waldemar Belisário (Rua da Padroeira, nº 140 – Vila)