Ilhabela encerrou o mês de setembro com saldo positivo na criação de postos de trabalho formais e consolidou-se como a cidade que mais gerou empregos no Litoral Norte em 2025.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última quinta-feira (30), o município registrou 340 admissões contra 335 desligamentos, o que representa um saldo de cinco novas vagas. Os setores de serviços e comércio foram os principais responsáveis pelo desempenho positivo no mês.
No acumulado de janeiro a setembro deste ano, Ilhabela também se destaca: foram 3.347 contratações frente a 3.334 demissões, que resultaram em um saldo positivo de 13 postos de trabalho. Entre as cidades do Litoral Norte, apenas Ilhabela apresentou resultado favorável no período indicado.
Segundo a Prefeitura Municipal, o desempenho reflete políticas públicas voltadas para a geração de empregos, especialmente com o fortalecimento do turismo durante todo o ano, inclusive na baixa temporada.
A tendência é que os números saltem nos próximos meses, em função do início da temporada de cruzeiros em Ilhabela. Ao todo, são 51 escalas de cruzeiros confirmadas na cidade até abril de 2026. A estimativa é que cerca de 217 mil pessoas desembarquem em Ilhabela, entre turistas e tripulantes.