A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, concluiu a última etapa do cronograma anual de formação continuada dos Auxiliares de Primeira Infância (APIs) da rede municipal de ensino entre segunda (1º) e terça-feira (2).
O tema da formação foi “Recreação e Desenvolvimento Infantil”, conduzido por seis professoras da própria rede, que compartilharam seus conhecimentos com os APIs e demonstraram a importância do ato de brincar para o desenvolvimento cognitivo das crianças, com exemplos práticos e didáticos. O evento foi realizado no auditório do Paço Municipal, no Perequê, e contou com cerca de 280 profissionais.
Após o evento, os APIs ainda participaram de uma roda de conversa com os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura para instrução e acolhimento sobre prevenção de assédio no ambiente de trabalho.
Ciclo de formação e escuta
Desde o início do ano, a Secretaria de Educação firmou o compromisso com a formação continuada desse núcleo de profissionais da educação e trouxe diversos temas, ao longo do ano, que fortalecem a prática da educação infantil.
Recentemente, a Secretaria também anunciou que pretende criar, no próximo ano, a Comissão dos Auxiliares de Primeira Infância (APIs), uma iniciativa que busca ouvir, valorizar e representar os profissionais que atuam nas escolas municipais da cidade.
A medida faz parte de uma série de ações voltadas à valorização dos servidores da educação infantil e ao fortalecimento da escuta ativa nas unidades escolares.