A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, emitiu um alerta, nesta segunda-feira (8), após o Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior registrar uma tentativa de fraude por telefone que buscava obter informações sigilosas de pacientes internados.
De acordo com a direção da unidade, uma pessoa se identificou falsamente como “Dr. Marcos Lopes – Infectologista do CTI” e tentou acessar dados clínicos, afirmando ainda que entraria em contato com outros setores do hospital, como Internação e Cozinha. A equipe percebeu a irregularidade e impediu o repasse das informações.
A Prefeitura reforça que o hospital não fornece informações de pacientes por telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio que não seja oficial. Todos os setores são orientados a seguir rigorosamente os protocolos de segurança, que determinam que dados pessoais, administrativos ou clínicos só podem ser compartilhados mediante autorização da Direção Técnica ou Administrativa. As comunicações interhospitalares, quando necessárias, são realizadas exclusivamente por e-mail institucional, seguindo normas do CROSS e dos planos de saúde.
As medidas estão alinhadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei nº 13.709/2018), que assegura a privacidade e a proteção dos dados sensíveis dos pacientes.
Em casos de abordagens suspeitas, a orientação é para que nenhum dado seja fornecido, que o número ou canal de contato seja anotado e a tentativa seja imediatamente comunicada à Coordenação ou à Direção Administrativa da unidade.
A Prefeitura de Ilhabela orienta que qualquer situação semelhante seja reportada imediatamente à Secretaria de Saúde.