De 9 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026, o Museu do Centro Cultural Waldemar Belisário, na Vila, recebe duas novas exposições que abrem a programação do ano com a valorização de jovens artistas ilhabelenses formadas nas oficinas culturais da instituição.
A exposição Inspira Contos, de Eduarda Soares, marca a primeira mostra individual da artista, que aos 16 anos apresenta um recorte significativo de sua trajetória criativa. Ao todo, são 59 obras entre desenhos e pinturas produzidas desde a infância, compondo um panorama de quase uma década de experimentações e descobertas artísticas. Lápis de cor, nanquim, pastel oleoso e tinta acrílica sobre tela são algumas das técnicas utilizadas para dar forma a um universo autoral povoado por personagens criados pela própria artista, além de estudos de natureza morta, paisagens e composições abstratas. Aluna das oficinas culturais da Fundaci, Eduarda também já integrou outros projetos culturais do município, como o Salão Waldemar Belisário, no qual foi contemplada em 2024.
Além da mostra, o público poderá visitar a exposição Jardim de Memórias, da artista visual Sarah Pereira Xavier, de 13 anos. Também aluna das oficinas culturais da Fundaci nas modalidades de Desenho e Pintura, Sarah desenvolve sua produção com foco na técnica da aquarela, explorando temas ligados à natureza, às emoções e às cenas do cotidiano. Estudante da Escola Anna Leite Julião Torres, a jovem artista constrói suas obras a partir da observação de imagens de referência e de desenhos de memória, criando composições delicadas e expressivas. A mostra reúne pinturas que abordam representações femininas em diferentes fases da vida, compondo uma narrativa visual íntima, na qual mulheres e meninas surgem envoltas por flores, com gestos sutis e atmosferas emocionais, em um diálogo sensível entre memória, natureza e identidade.
Serviço
9 de janeiro a 1º de fevereiro
Exposições: Inspira Contos – Eduarda Soares | Jardim de Memórias – Sarah Pereira Xavier
Local: Centro Cultural Waldemar Belisário, Vila
Entrada gratuita