A Prefeitura de Ilhabela desenvolve, ao longo do verão, ações de enfrentamento à violência contra a mulher. No período de Carnaval, essas iniciativas são intensificadas diante do aumento do fluxo de moradores e turistas na cidade.
Entre as ações organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde está a Tenda Roxa, que funcionará nos dias 6 a 8 e 13 a 16 de fevereiro, na Vila, das 21h30 às 1h30. O espaço será destinado ao atendimento de mulheres, com informações sobre situações de violência, escuta qualificada e encaminhamentos à rede de proteção. No local, também será oferecida testagem rápida para HIV, hepatites B e C e sífilis.
No dia 6 de fevereiro, a campanha estará presente na programação do Carnaval com o Bloco da Camisinha, que levará à avenida ações de prevenção às ISTs/Aids e mensagens de conscientização sobre a não violência contra a mulher.
As ações incluem ainda atendimentos realizados pelas equipes da Atenção Básica e do Centro de Infectologia, que seguem protocolos específicos para casos de violência sexual, com testagem rápida, indicação e disponibilidade de PEP, contracepção de emergência, prevenção às ISTs e acompanhamento.
Para a secretária municipal de Saúde, Lúcia Reale, a realização dessas ações é fundamental para garantir atenção adequada às mulheres. “É importante que o município tenha iniciativas estruturadas e visíveis, especialmente em períodos de maior movimento, para que as mulheres saibam que há apoio, serviços e uma rede preparada para atendê-las”, afirmou.
O conjunto de iniciativas integra a campanha estadual PACTO Verão Sem Violência e dialoga com outras frentes da Prefeitura, como a campanha “Não se Cale”, voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher em bares, baladas, restaurantes e estabelecimentos similares, envolvendo diferentes secretarias e parceiros institucionais.
Para o prefeito Toninho Colucci, o município se prepara para um período de aumento significativo no fluxo de pessoas. “Durante o verão e, especialmente no Carnaval, Ilhabela recebe muitos visitantes. É fundamental que a cidade esteja atenta a esse cenário e preparada para lidar com situações de violência, garantindo segurança para moradores e turistas”, afirmou.