O
primeiro bloco carnavalesco a desfilar na Passarela do Samba nesta sexta-feira (6) será o Bloco da Camisinha. Abrindo os desfiles da 1ª semana do CarnaIlha 2026, o bloco idealizado pela Secretaria de Saúde de Ilhabela levará para a avenida o tema
“Sexo seguro e sem violência”, em um momento de muita alegria e conscientização.
O bloco contará com um samba oficial que promete embalar os foliões durante o desfile. A música, composta por Nico do Pagode, destaca a importância da camisinha e do sexo seguro, além do consentimento feminino, reforçando a campanha de enfrentamento à violência contra a mulher.
Confira a letra do samba do Bloco da Camisinha:
De camisinha eu vou
Dançar, pular, cantar e ser feliz
Você que gosta de uma brincadeira
De prevenção dá pra curtir a noite inteira
Use camisinha e não vai te faltar nada
Sexo com consciência, segurança não falha
Pouco me importa o brilho e renda
A mulher é quem vai decidir
Se vai brincar contigo aqui ou vai ali.
Composição: Nico do Pagode
Saiba como participar
Os foliões que desejam participar do tradicional bloco podem
adquirir seu abadá pelo valor simbólico de R$ 20, com Araújo Lima de Jesus pelo telefone (12) 3896-9221 – Ramal 9585, na Secretaria de Saúde ou com Isaura Oliveira, na recepção do Hospital Mário Covas Jr., no bloco do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT).
Ações de conscientização e prevenção
Durante os dias do CarnaIlha em Dobro 2026, a Prefeitura de Ilhabela promoverá ações de enfrentamento à violência contra a mulher e conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis. A iniciativa, que já ocorre ao longo do ano, é intensificada neste período diante do aumento do fluxo de moradores e turistas na cidade.
Além de estar presente no Bloco da Camisinha, a campanha organizada pela Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizará ao público a Tenda Roxa, nos dias 6 a 8 e 13 a 16 de fevereiro, na Vila, das 21h30 às 1h30. O espaço será destinado ao atendimento de mulheres, com informações sobre situações de violência, escuta qualificada e encaminhamentos à rede de proteção. No local, também será oferecida testagem rápida para HIV, hepatites B e C e sífilis.
As ações incluem ainda atendimentos realizados pelas equipes da Atenção Básica e do Centro de Infectologia, que seguem protocolos específicos para casos de violência sexual, com testagem rápida, indicação e disponibilidade de PEP, contracepção de emergência, prevenção às ISTs e acompanhamento.