Na terça-feira (17), a partir das 15h, na Vila, ocorre o desfile dos blocos do Banho da Dorotéia, cada qual com a sua própria fantasia de papel crepom. O primeiro a desfilar é a Banda das Bonitas. Em seguida, às 15h45, sai o Bloco 8 de Junho e, por último, o Tirando a Kraca, às 16h30.
A diversão na Vila continua após os blocos, às 17h, com o baile comandado pela banda Kebramar na Praça Coronel Julião e, logo após, com a roda de samba do Resenha do Alex, às 18h50.
Confira a programação completa do CarnaIlha em Dobro 2026 em: www.ilhabela.sp.gov.br/carnailha-em-dobro-2026.
A tradição do Banho da Dorotéia teve início no Carnaval de 1922, na cidade de Santos. Um grupo de amigos criou o bloco "Pé no Fundo" e, após o desfile de rua, saiu fantasiado de papel crepom para um mergulho no mar. No ano seguinte, uma encenação carnavalesca resultou em um casamento fictício, no qual a mãe da noiva perseguiu o noivo e o jogou na água. Assim nasceu o "Casamento da Dorotéia".
A tradição chegou à Ilhabela nos anos 1950, inicialmente como um entretenimento para os hóspedes do Hotel Maembipe, conhecido como "Banho da Gerarda". Rapidamente, a brincadeira caiu no gosto popular e passou a reunir blocos de foliões, crescendo a cada ano. Com o tempo, o nome foi alterado para Banho da Dorotéia, em homenagem à festa de Santos.
O desfile, marcado por muita irreverência e alegria, é famoso pelas fantasias de papel crepom, pelos blocos que desfilam até a praia e pelo tradicional banho de mar, garantindo uma despedida refrescante do Carnaval.









