1º Intercâmbio Cultural reuniu Orquestra Popular de Ilhabela, Camerata de Cordas e Coletivo Instrumental Jovem em apresentação no último domingo (21)
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realizou, no último domingo (21), a primeira ação de uma série de intercâmbios culturais que levará alunos das oficinas musicais da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) para apresentações em festivais de inverno da Serra da Mantiqueira.
A estreia ocorreu no Museu CARDE, da Fundação Lia Maria Aguiar, em Campos do Jordão, onde a Orquestra Popular de Ilhabela (OPI), a Camerata de Cordas e o Coletivo Instrumental Jovem se apresentaram para o público, proporcionando aos alunos a experiência de tocar em um importante evento cultural fora do município.
Além da apresentação, os participantes também conheceram o Museu CARDE e tiveram contato com novos espaços culturais, ampliando a vivência artística e cultural proporcionada pela iniciativa.
Para a secretária-adjunta de Cultura, Carol Ribeiro, o intercâmbio fortalece a presença de Ilhabela no cenário cultural paulista e amplia as oportunidades para os alunos. "Subimos a Serra e demos início a uma parceria importante, que leva nossa cultura para além da balsa. Esse fomento incentiva os alunos das oficinas a conhecer novos lugares, como Campos do Jordão, que muitos conheceram pela primeira vez, além de tocar para novos públicos e viver mais experiências culturais”.
A iniciativa também busca fortalecer o turismo cultural entre as cidades, promovendo a troca de experiências entre artistas e ampliando a circulação das produções culturais de Ilhabela. “Esperamos que, para concretizar o intercâmbio, atrações da Serra também possam participar da nossa temporada de verão e tenhamos acesso a outros grupos musicais”, complementou a secretária.
A programação de intercâmbios terá continuidade em julho, com apresentações previstas nos municípios de Gonçalves e Santo Antônio do Pinhal.