O Grupo Mapear, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, em parceria com a Secretaria de Educação de Ilhabela, iniciou, nesta segunda-feira (22), o projeto “Geotecnologia nas Escolas” com os estudantes dos 8º e 9º anos da E.M. Professora Mércia do Nascimento Dias.
A iniciativa faz parte de uma Atividade Curricular de Extensão Universitária (ACEU), vinculada à disciplina de Fundamentos de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), do departamento do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). O projeto busca aproximar os estudantes das geotecnologias, apresentando ferramentas e metodologias utilizadas para análise e compreensão do espaço geográfico.
O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Danilo Magalhães, do Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental da Unesp Rio Claro, e conta com a participação dos graduandos em Geografia, Jaqueline Leal, Sophia Hissadomi, Thayná Guelpa e Vinicius Amaro.
Segundo o coordenador do projeto, a iniciativa busca aproximar os estudantes da educação básica das tecnologias utilizadas no ensino superior. “Já promovemos esse projeto em outros municípios e chegou a oportunidade de Ilhabela. Nós trazemos para as escolas um pouco do conteúdo de Geotecnologia que trabalhamos no ensino superior, para aproximar os estudantes do ensino fundamental, promovendo novas práticas e atividades fora do ambiente escolar”, destacou Magalhães. A realização da ação em Ilhabela ocorreu a partir de um convite do coordenador da E.M. Professora Mércia do Nascimento Dias, Milton Carvalho.
Durante a programação, os alunos participam de um minicurso de Google Earth, atividades de divulgação científica voltadas às geoinformações e um voo demonstrativo de drone, permitindo contato prático com tecnologias aplicadas ao uso, análise e interpretação de dados espaciais.
Para as atividades interativas, a equipe da Unesp desenvolveu um ArcGIS StoryMap com informações sobre o município de Ilhabela. O material reúne mapas e análises sobre a transição do uso e cobertura do solo entre 2020 e 2026, riscos geoambientais, infraestrutura e população com base nos censos de 2010 e 2022 do IBGE, além de uma síntese da ocorrência de simulídeos (borrachudos) na cidade.
As atividades seguem até quarta-feira (24), promovendo a integração entre o ambiente universitário e escolar, e incentivando os estudantes a explorarem novas tecnologias, além de conhecimentos relacionados à geografia e ao território onde vivem.
O secretário de Educação de Ilhabela, Fábio Merlin, destacou a importância da iniciativa para ampliar o contato dos estudantes com novas tecnologias. “Projetos como esse aproximam nossos alunos do conhecimento científico e mostram, na prática, como a tecnologia pode contribuir para a compreensão do território e da realidade em que vivem”.
O secretário-adjunto de Educação, professor Diego Serena, ressaltou o caráter pedagógico da ação. “A parceria com a Unesp fortalece o aprendizado dos estudantes e proporciona experiências que complementam os conteúdos trabalhados em sala de aula de forma inovadora e significativa”.