A Secretaria de Educação de Ilhabela, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, promoveu, nesta terça-feira (23), uma experiência especial para estudantes da rede municipal de ensino na Escola de Vela Lars Grael.
A atividade marcou o encerramento das ações do primeiro semestre de 2026 e proporcionou aos alunos uma vivência a bordo de embarcações de vela oceânica, ampliando o contato com o universo náutico e reforçando a conexão dos estudantes com a cultura marítima, tão presente na identidade de Ilhabela.
Durante a experiência, os participantes embarcaram em dois veleiros da Classe Oceano e puderam acompanhar de perto o funcionamento de cada um, incluindo os princípios da navegação à vela e a importância do vento e das condições do mar para a prática esportiva. A atividade ocorreu no Canal de São Sebastião, aproveitando as condições favoráveis para a navegação.
A vivência contou com a participação de alunos atendidos pelos projetos da Escola de Vela, incluindo estudantes das escolas municipais e da rede particular. A iniciativa teve como objetivo proporcionar aprendizado prático, incentivar o esporte e despertar o interesse das crianças e adolescentes pelas modalidades náuticas.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Gabriel Rocha, “ações como essa contribuem para o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, disciplina, responsabilidade e respeito ao meio ambiente, além de aproximar os estudantes das oportunidades esportivas oferecidas pelo município”.
A parceria entre as Secretarias de Educação e de Esporte e Lazer reforça o compromisso da Prefeitura de Ilhabela com a formação integral dos alunos, promovendo experiências educativas que vão além da sala de aula e valorizam as potencialidades locais.