O projeto “Xícaras” consistiu na confecção do objeto em cerâmica pelos alunos Os alunos das fases 1 e 2 da E.M. Doutor Salvador Arena, participaram do projeto de produção de peças em cerâmica. A atividade foi proposta e orientada pelo professor de Artes, Pedro Fonseca. O projeto “Xícaras” consistiu na Leia mais
O projeto “Xícaras” consistiu na confecção do objeto em cerâmica pelos alunos Os alunos das fases 1 e 2 da E.M. Doutor Salvador Arena, participaram do projeto de produção de peças em cerâmica. A atividade foi proposta e orientada pelo professor de Artes, Pedro Fonseca. O projeto “Xícaras” consistiu na confecção do objeto em cerâmica pelos alunos, que primeiramente realizaram desenhos temáticos orientados, para que os alunos imaginassem a sua xícara colorida, com uma ou duas alças ou sem alça, e como ela se posicionaria dentro de um forno de cerâmica. O forno também foi imaginado e desenhado pelas crianças, todo processo da cerâmica foi descrito durante essas atividades, essa explicação foi contada de forma lúdica e intitulada “o caminho do fogo”, o que gerou certa curiosidade pela realidade do fazer cerâmico. Logo depois, realizou-se a prática de modelagem em argila, e assim que as peças estiveram prontas, elas foram guardadas onde puderam secar lentamente. Na sequência os próprios alunos ajudaram a colocar tijolo sobre tijolo para montar o forno no parque de areia da unidade. Na sequência, os alunos realizaram a tão esperada queima das peças, proporcionando um momento de entendimento do processo que haviam desenhado, ao observar peças incandescentes transformadas pelo fogo, as xícaras, então, foram queimadas. O ciclo se fecha com a abertura do forno, os alunos puderam finalmente pegar suas xícaras, contemplaram e brincaram com as peças que os mesmos trouxeram para o mundo. Um processo com começo, meio e fim. Esse projeto tomou praticamente dois meses, por razões que vão desde o tempo para se conseguir a argila apropriada para o trabalho, como também o ritmo individual de cada aluno para fazer a peça. “O projeto foi um tremendo sucesso. Os alunos adoraram, houve o envolvimento de toda comunidade escolar, só tenho a dizer que foi marcante para mim e para as crianças. Tudo tem um ciclo. Na Arte e na vida, muitas vezes é preciso ter paciência e perseverança, uma coisa só pode vir depois da outra, uma etapa só pode começar depois que a anterior se concretizar. Essa é a lição, e espero, que as crianças levem para o resto da vida” completou o professor de Artes, Pedro Fonseca.