O teste longitudinal completou 41 anos no município A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação e o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), realizou entre os dias 11 e 13 de abril, nas escolas municipais José Antônio Verzegnassi Leia mais
O teste longitudinal completou 41 anos no município A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação e o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), realizou entre os dias 11 e 13 de abril, nas escolas municipais José Antônio Verzegnassi e Eva Esperança, o Teste da Bicicleta. O Teste da Bicicleta é um projeto criado em 1978, realizado pelo Celafiscs, dirigido pelo médico ortopedista, traumatologista e desportivo prof. Dr. Victor Matsudo, resultando em grande impacto e reconhecimento da área de Ciências do Esporte no âmbito nacional e internacional, contribuindo para os benefícios salutares nesta população. “Este é o único, em toda América do Sul, que acompanha o crescimento e o desenvolvimento de crianças dos sete aos 18 anos, duas vezes ao ano. Os dados coletados em nossa cidade são usados como referência para todo o Brasil, pelas cidades que desejam avaliar o crescimento e o desenvolvimento de sua população utilizando os parâmetros aqui avaliados”, disse o prefeito Márcio Tenório. O objetivo dos testes é mostrar o impacto da desnutrição sobre a aptidão física das crianças do arquipélago. Hoje, com todas as mudanças no quadro nutricional das pessoas, ele mostra o impacto do excesso de peso ou da obesidade infantil e os transtornos que causam na aptidão física de cada um. Os testes mostram as condições físicas reais das crianças. “As nossas crianças recebem alimentação balanceada em todas as escolas municipais, com o cardápio cuidadosamente elaborado por nossas nutricionistas. Além disso, as aulas de educação física ou movimento (creches e ensino infantil), são oferecidas para os alunos, que desde cedo aprendem a importância de uma alimentação saudável e da prática de atividades físicas”, ressaltou a secretária de Educação, Ana Paula dos Santos. Quando os resultados não estão dentro do esperado, os estudantes são orientados a seguirem uma alimentação mais saudável acompanhada de atividade física e diminuir o tempo na frente de televisão, computador, videogame ou celular, não ultrapassando duas horas diárias na frente das telas. “O tempo necessário de exercícios é de pelo menos 60 minutos por dia de forma contínua e em blocos de 30 ou 15 metros”, ressaltou Victor Matsudo, presidente do Celafiscs e coordenador do projeto. Os alunos das duas escolas foram submetidos às seguintes atividades: – Antropométricas: Peso, estatura, comprimento tronco-cefálico, diâmetros (epicôndilo umeral e epicôndilo femoral), circunferências de braço e perna e dobras cutâneas (bíceps, tríceps, subescapular, suprailíaca, abdominal, axilar média e panturrilha). – Metabólicas: A medida da potência aeróbica é feita pelo teste em bicicleta ergométrica e durante o teste é realizada a Percepção Subjetiva de Esforço pela Escala de Borg e de Cavasini. – Neuromotoras Força muscular (pelo Teste de Impulsão Vertical com e sem auxílio de membros superiores; Teste de Impulsão Horizontal; Teste de Preensão Manual e Teste de Abdominais), Velocidade (Teste de Corrida de 50 metros), Flexibilidade (Teste de Sentar e Alcançar – Banco de Wells) e a Agilidade (Teste de “Shuttle-Run”). – Maturação Biológica Maturação sexual (exame clínico dos pelos axilares, determinação da Idade de Menarcapelo, método retrospectivo e a classificação de Tanner de desenvolvimento de genitais masculinos, mamas e pelos púbicos pelo método de autoavaliação criado por Sandra Matsudo, baseada em amostras da Ilhabela). – Nível de Atividade Física Questionário Internacional (Ipaq) que teve sua validação no Brasil, em parte feito com amostras da Ilhabela e acelerômetros (têm sido também usados em projetos mais específicos). – Nível socioeconômico, educacional e nutricional Todos determinados por questionários.