Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Cidades Sustentáveis mostra que Ilhabela está entre as melhores do Brasil classificada com desempenho alto no cumprimento de indicadores de desenvolvimento sustentável.
Ilhabela obteve a nota 61,72, considerada alta e ocupa a 61ª posição entre as cidades brasileiras. Na região, a cidade só ficou atrás da cidade de Santo Antônio do Pinhal, que obteve a nota 61,85 e ficou na posição 56.
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades avalia o progresso dos municípios brasileiros para o cumprimento desses indicadores dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que abrange áreas como saúde, educação, questões climáticas, entre outras.
São verificados 100 indicadores socioeconômicos e ambientais. A intenção é orientar a ação política de prefeitos, além de definir referências e metas com base nos indicadores. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável já são trabalhados desde o início do ano na rede municipal de ensino com trabalhos nas unidades escolares. Durante esse primeiro semestre foram realizadas feiras nas escolas para apresentação dos trabalhos e interação com a comunidade.
Esses temas, inclusive, serão levados para avenida no desfile cívico em Ilhabela. Todas as escolas da rede trabalharão os ODS. O secretário adjunto de Educação, Professor Diego Serena, destacou a importância de trabalhar a questão ambiental já para as crianças da rede municipal de ensino. “É um projeto fantástico que já desenvolvemos e agora serão apresentados no nosso desfile cívico”, disse.
Já o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, recebeu a notícia com muito orgulho, destacando o compromisso da cidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
“Ilhabela tem se dedicado com seriedade a esse compromisso, e os resultados falam por si: alcançamos a 61ª posição no ranking nacional, um reconhecimento que nos enche de orgulho e reforça que estamos no caminho certo. Além disso, entendemos que a transformação verdadeira começa na Educação. Por isso, levamos os princípios dos ODS para dentro das nossas escolas, formando cidadãos conscientes desde cedo, que entendem o valor da sustentabilidade, da equidade e da responsabilidade social. Seguiremos firmes nesse propósito, construindo juntos um município mais justo, resiliente e preparado para os desafios do futuro”, destacou.
Saiba mais em www.cidadessustentaveis.org.br