Considerada um município-arquipélago, devido à sua formação geográfica com ilhotes e ilhas, Ilhabela tem 83% de sua área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela (PEI). A área do PEI abriga uma reserva de Mata Atlântica que apresenta grande diversidade de flora e fauna, com centenas de cachoeiras.
Já a costa da cidade conta com mais de 40 praias, acessíveis por terra ou mar, e sua região central é formada por prédios históricos que remetem ao passado do município.
Para além do reconhecimento como um destino turístico em meio à natureza, Ilhabela também se destaca pela prática esportiva, especialmente de modalidades náuticas, como a vela. Isso porque o regime de correntes e ventos no Canal do Toque-Toque torna a região um local privilegiado para velejar.
Assim, a realização de competições náuticas ao longo dos anos garantiu ao município-arquipélago a oficialização do título de Capital Nacional da Vela, em 2011.
Conhecida nacional e internacionalmente como Capital da Vela, Ilhabela teve o título oficializado por meio da lei que confere à cidade o título de Capital Nacional da Vela. A Lei nº 12.457 foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 26 de julho de 2011.
Recebido como uma homenagem, o selo representa o reconhecimento do Brasil pelo significativo impulso que Ilhabela tem dado, continuamente, ao desenvolvimento dessa modalidade esportiva. Além de receber grandes eventos e competições náuticas, a prefeitura também incentiva práticas esportivas, ao oferecer para crianças e jovens a oportunidade de aprender a velejar.
A Capital da Vela é considerada um dos principais cenários de competições de esportes a vela. Os melhores pontos mudam de acordo com o regime dos ventos, mas normalmente são as praias do Perequê, Siriúba, Armação e Ponta das Canas. Com o vento sul, toda a região do canal torna-se propícia.
O calendário das regatas estende-se por todo o ano, com destaque para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que ocorre anualmente no mês de julho. O evento promove um espetáculo nas águas do canal ao reunir veleiros de oceano e monotipos, de várias partes do mundo.
Realizada desde 1973, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela atrai velejadores de diferentes países, entre eles Argentina, Uruguai, Chile, Itália e Alemanha. Ao todo, são 400 barcos com 1.500 velejadores disputando regatas pelo canal de São Sebastião.
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é considerada um dos maiores e melhores eventos esportivos da vela sul-americana e brasileira. As competições e atrações da cidade movimentam a rede hoteleira, restaurantes e comércios em geral, e o turismo gerado é responsável por impulsionar a economia local.
Durante o período da disputa náutica, a cidade recebe cerca de 50 mil turistas e oferece uma programação gratuita com atrações culturais, de lazer e de entretenimento. Os shows musicais, sessões de cinema e festival de dança fazem parte da agenda do evento.