26 ABR 2024
SAÚDE
Unidades Básicas de Saúde de Ilhabela realizam busca ativa por pessoas com tuberculose
A Prefeitura de Ilhabela realiza a “Campanha de Busca Ativa de Sintomático Respiratório” até o dia 7 de maio, com o objetivo de buscar pacientes com sintomas respiratórios nas ruas, bares, mercados e escolas, além de visitas domiciliares. O objetivo é realizar o diagnóstico e o tratamento precoce da tuberculose para interromper a cadeia de transmissão.

Caso haja indícios da doença, as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fazem a coleta de secreção para o diagnóstico em laboratório. Se o resultado for positivo, a própria UBS já dá início ao tratamento, que pode demorar até seis meses, mas é altamente eficaz quando realizado corretamente pelo paciente.

A enfermeira Alessandra Gonçalves Jesus conta que os sintomas são semelhantes ao da gripe, mas com algumas diferenças, e por isso muita gente não busca fazer os exames. Outros acreditam que a tuberculose é uma doença que afeta apenas os mais pobres, o que não tem qualquer embasamento científico.

“A tuberculose é muito negligenciada e acomete todas as classes sociais. Campanhas como essa são uma oportunidade para acabarmos com o estigma que a doença traz até hoje. Os principais sintomas são tosse persistente, febre no final do dia e perda de peso”, explicou.

Sobre a tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa que pode atingir qualquer órgão ou tecido do organismo, porém a forma mais frequente é a pulmonar, que é transmitida por meio das vias respiratórias. Quando a pessoa doente tosse, fala ou espirra, lança no ar gotículas de tamanhos variados, contendo no seu interior o bacilo causador da doença. Essas gotículas podem chegar aos pulmões das pessoas pela respiração.

Os principais sintomas da doença são tosse há mais de três semanas, cansaço, suor e febre baixa no fim do dia, falta de apetite, emagrecimento e dor no peito.

Caso você apresente alguns desses sintomas procure a Unidade Básica de Saúde do seu bairro. O tratamento da Tuberculose interrompe gradativamente a transmissão, sendo realizado sob supervisão direta do profissional da UBS.