26 ABR 2024
OBRAS E PLANEJAMENTO URBANO
Prefeitura de Ilhabela e Sabesp unem esforços para implantar a primeira Usina Dessalinizadora de São Paulo, a terceira do Brasil
Em um esforço conjunto entre o prefeito Toninho Colucci e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), está em vias de se concretizar um marco histórico para o abastecimento de água na região: a implantação da primeira Usina Dessalinizadora em Ilhabela, voltada para consumo humano no Estado de São Paulo e a terceira do Brasil.

"A cidade como um todo será beneficiada com essa iniciativa. Teremos um suprimento adicional de água, proveniente dos 2,5 milhões de litros diários produzidos pela usina, que se somará à água captada nos córregos e rios. Isso reduzirá a frequente escassez de água, especialmente durante feriados e temporada de turismo", afirma o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

A Prefeitura de Ilhabela já realizou a aquisição de uma área específica para a construção da usina e este empreendimento visa suprir a crescente demanda por água potável na região, garantindo o abastecimento de 15 metros cúbicos de água por minuto. O projeto tem previsão para ser implementado até 2026.

O edital para a construção da usina, que será instalada às margens do Ribeirão Água Branca, já foi publicado pela Sabesp. Utilizando a avançada tecnologia de osmose reversa, a usina irá converter água do mar ou salobra em água potável, sem que partículas de sal permaneçam no processo.

A importância dessa iniciativa vai além da simples oferta de água. Além de garantir um suprimento mais estável e constante, a usina também promoverá a educação ambiental, através da construção de um centro educacional equipado com painéis fotovoltaicos e auditório, conforme exigido no edital.

Colucci também ressaltou a importância da estabilidade no fornecimento de água que a usina trará: "Com a estação de dessalinização, teremos uma fonte constante de água, minimizando os problemas causados por chuvas torrenciais que afetam diretamente a captação de água das cachoeiras. Será uma reserva fundamental para o futuro de Ilhabela".

A expectativa é que a implementação dessa usina não apenas atenda às necessidades imediatas de abastecimento de água, mas também contribua significativamente para a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento econômico da região.