Endometriose tem cura?
Mito. Não há cura para endometriose, mas é possível controlar a doença e seus sintomas. O tratamento adequado, aliado ao diagnóstico precoce, é fundamental para melhorar a qualidade de vida das mulheres.
Endometriose é câncer?
Mito. A endometriose é uma doença crônica e benigna que pode ser controlada com a abordagem certa, mesmo após tratamentos cirúrgicos, especialmente enquanto os ovários ainda estiverem ativos. Não se trata de câncer.
Endometriose causa infertilidade?
Verdade. Aproximadamente 50% das mulheres com endometriose enfrentam dificuldades para engravidar devido à doença. A gestão multidisciplinar é essencial para o controle contínuo da doença e para tratar a infertilidade.
O uso contínuo de anticoncepcional pode mascarar os quadros de endometriose?
Verdade. O uso contínuo de anticoncepcionais pode dificultar o diagnóstico da endometriose, uma vez que os sintomas podem ser atenuados, tornando mais difícil a identificação da condição.
A especialista explica que a endometriose é uma doença multifatorial e se divide em três tipos “Existe a endometriose superficial, com a presença de células endometriais a menos de 5 mm de profundidade, a endometriose de ovário, em que o tecido endometrial cresce dentro dos ovários e a endometriose profunda, quando as células endometriais penetram mais de 5 mm de profundidade”, esclarece.
A ginecologista ainda destaca que, em caso de suspeita de endometriose, o primeiro passo é procurar o médico da UBS para avaliação e, se necessário, ser encaminhada ao atendimento especializado para o tratamento adequado.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Saúde de Ilhabela pelo telefone: 3896-9221.