Ao longo de três fins de semana, o público teve a oportunidade de saborear pratos preparados com a tradicional tainha, símbolo da pesca artesanal local, além de adquirir o peixe diretamente com os pescadores nos boxes do mercado.
Para o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a iniciativa valoriza as raízes culturais do município e estimula o turismo responsável fora da alta temporada. “A realização do Festival da Tainha representa um importante instrumento de valorização das nossas raízes culturais, ao mesmo tempo em que estimula o turismo de forma responsável e sustentável durante o período de baixa temporada. Iniciativas como esta reforçam o compromisso da gestão municipal com a preservação da identidade caiçara e com a dinamização da economia local, beneficiando diretamente a população e fortalecendo o desenvolvimento de Ilhabela ao longo de todo o ano”, declarou o prefeito Toninho Colucci”, destacou.
A proposta de realizar festivais gastronômicos alinhados à cultura caiçara tem se mostrado eficaz como estratégia de valorização da identidade local e como ferramenta de dinamização econômica. A valorização da pesca tradicional, dos sabores regionais e da convivência comunitária reafirma o papel de Ilhabela como destino turístico que preserva e compartilha suas raízes.