O Programa SOS Trabalho, Qualificação Profissional e Alfabetização, criado em 2009 na primeira gestão do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, oferece ocupação, renda e capacitação a mais de 500 moradores de Ilhabela em situação de desemprego, e está sendo aprimorado com um conjunto de iniciativas que fará a diferença para a reinserção dos beneficiários no mercado de trabalho.
Com novas estratégias, a iniciativa passa a ir além das ocupações de trabalho na Prefeitura e da concessão da bolsa-auxílio mensal, mirando agora na emancipação de seus bolsistas por meio da oferta de um conjunto de incentivos e serviços públicos, voltados para o crescimento pessoal e profissional dos participantes.
O pacote contempla uma trilha organizada de oportunidades de educação, qualificação profissional, mapeamento de vagas de emprego e apoio ao empreendedorismo. O objetivo é transformar a assistência temporária em oportunidades duradouras, capacitando os moradores para um futuro de mais autonomia e dignidade.
Os bolsistas do programa participaram, entre os dias 11 e 13 de agosto, de uma capacitação com foco na melhoria da empregabilidade e fomento ao empreendedorismo, abordando os temas: educação, qualificação profissional, mercado de trabalho e empreendedorismo.
Educação: a base para novas conquistas
Reconhecendo que a base para qualquer desenvolvimento é o conhecimento, o Programa SOS Trabalho ofertou aos bolsistas a alfabetização e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada, sendo uma etapa fundamental para que os participantes possam acompanhar os próximos passos da jornada.
Qualificação Profissional: desenvolvendo potencialidades
Avançando na capacitação, o programa apresentou os cursos de qualificação profissional ofertados gratuitamente pela Prefeitura, alinhados às necessidades do mercado de trabalho de Ilhabela, muitos dos quais realizados em parceria com instituições renomadas como SENAC, SENAI e SEBRAE.
Foram conhecidos os cursos ministrados pelo Fundo Social de Solidariedade, pela IETEC (Ilhabela Escola Técnica) e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que oferecerão prioridade aos bolsistas no preenchimento das vagas.
Mapeamento de Vagas: caminho para o mercado de trabalho
O programa também investirá na preparação para o emprego, oferecendo oficinas de elaboração de currículos, simulações de entrevistas e desenvolvimento de habilidades valorizadas pelas empresas.
Paralelamente, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que atua na intermediação de mão de obra para o preenchimento de vagas de emprego na cidade, divulgará aos bolsistas, de forma sistemática, as oportunidades de trabalho mapeadas junto ao comércio, hotelaria e empresas de serviços da ilha, ajudando a encaminhá-los caso desejem se candidatar a um posto de trabalho.
Incentivo ao Empreendedorismo: o caminho da autonomia
Com o objetivo de semear o empreendedorismo no horizonte de possibilidades dos participantes e apoiar aqueles que desejam ter seu próprio negócio, o programa oferece, por meio de um conjunto estruturado de serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, um caminho seguro para que os bolsistas possam se capacitar em gestão de negócios com o apoio do SEBRAE, optar pela abertura de empresa conhecendo os benefícios de se tornar um MEI (Microempreendedor Individual), e dispor de linhas de microcrédito do Banco do Povo, que oferecem condições facilitadas e juros baixos para pequenos negócios.
Assim, além de gerar sua própria renda, eles podem criar oportunidades para outros ilhabelenses.