Reconhecida como uma cidade com excelente qualidade de vida e uma rede de serviços de saúde pública abrangente e qualificada, principalmente na atenção primária, Ilhabela tem avançado cada vez mais na
ampliação do Hospital Mário Covas com novos leitos e melhorias em equipamentos e exames.
Recentemente, Ilhabela foi apontada como a cidade com melhor qualidade de vida entre os municípios do Litoral Norte paulista, segundo dados mais recentes do Índice de Progresso Social (IPS). Entre os critérios de avaliação está o acesso à saúde.
Além dos serviços de internação, são muitas as ações de saúde complementar, práticas e abordagens terapêuticas que podem ser utilizadas em conjunto com os tratamentos convencionais para promover a saúde e o bem-estar, em uma abordagem mais integral e humanizada. Essas práticas são conhecidas como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
Quem pode receber os atendimentos?
O acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) é amplo e visa garantir o
acesso universal à saúde, independentemente de nacionalidade, renda ou localização geográfica.
No entanto, vale lembrar que os serviços terapêuticos são recomendados pelas equipes médicas de forma a oferecer o tratamento adequado para quem realmente precisa e, por isso, é necessário passar pela avaliação de um médico para a prescrição terapêutica ou medicação.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e têm por objetivo atender até 80% dos problemas de saúde da população, quando não há necessidade de encaminhamento para outros serviços como emergências e hospitais.
As UBSs oferecem
programas de prevenção a doenças crônicas como hipertensão, diabetes e asma, além de grupos de gestantes e planejamento familiar. Também são prestados
serviços básicos como curativos, vacinas, entrega de medicamentos, testes do pezinho, prevenção ginecológica, teste de gravidez, verificação de pressão arterial e de peso e altura.
Por representar o primeiro atendimento, é na UBS que geralmente o paciente receberá a
solicitação de exames, diagnóstico da enfermidade e o encaminhamento para um médico especialista ou a prescrição direta da receita medicamentosa nos casos mais simples. Em Ilhabela, muitos dos remédios necessários para o tratamento são distribuídos gratuitamente já na própria farmácia da UBS.
Confira a lista de unidades:
- UBS Costa Norte;
- UBS Vila/Centro de Saúde III;
- UBS Itaquanduba;
- UBS Perequê;
- UBS Barra Velha;
- UBS Alto da Barra;
- UBS Água Branca;
- UBS Costa Sul.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (exceto em feriados).
Academia da Saúde
A Academia da Saúde é um programa da Secretaria de Saúde de Ilhabela que permite aos moradores adotarem práticas regulares de exercícios físicos, como forma de combate ao sedentarismo e incentivo a uma vida mais saudável.
O serviço é destinado a
pacientes com dores crônicas, dificuldade de locomoção e comorbidades causadas ou agravadas pela falta de atividades físicas.
Os participantes do programa são encaminhados pelas equipes das UBSs e muitas das atividades são realizadas na própria unidade. Estão disponíveis atividades como
ginástica funcional, fortalecimento muscular, hidroginástica, ginástica adaptada e até canoa havaiana.
Vale ressaltar que a nova UBS da Água Branca, já em atividade e com capacidade de atendimento dobrada em relação à antiga unidade, contará com uma piscina coberta para as atividades da Academia da Saúde, com previsão de inauguração em setembro deste ano.
Santa Casa de Misericórdia
A Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1943, e tem como objetivo prestar serviços na área de saúde.
Por meio de convênio com a Prefeitura, a Santa Casa é responsável pela
realização de exames gratuitos pelo SUS e pela gestão do Hospital.
No início de 2025, a instituição inaugurou o novo Laboratório de Análises Clínicas, um espaço moderno e equipado com tecnologia de ponta para atender a população com mais conforto e qualidade. O novo prédio foi projetado para atender às crescentes demandas da cidade com oito salas de coleta e um laboratório moderno, além de uma vasta gama de novos equipamentos.
Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA)
O Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA) tem como objetivo
incentivar a amamentação e arrecadar leite materno para ser destinado aos bebês prematuros e de baixo peso.
Além disso, o local oferece orientações e
cursos às gestantes e puérperas sobre alimentação para mães e bebês, assim como formações voltadas para os cuidados essenciais durante a gravidez e os primeiros meses de vida.
Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
São unidades de saúde que oferecem atendimento psicossocial para pessoas com transtornos mentais, incluindo aqueles relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
Funcionam em regime aberto e comunitário, com foco na reinserção social e no
cuidado integral do paciente com equipes multiprofissionais que trabalham em conjunto para atender às necessidades de saúde mental, como situações de crise e reabilitação psicossocial, por meio de
terapias e oficinas.
Os pacientes encaminhados aos CAPS são indicados por uma equipe médica, mas em casos de emergência psiquiátrica também podem ser atendidos diretamente pela equipe de plantão.
Em 2024, foi inaugurada a nova unidade do CAPS AD na Barra Velha, planejada para proporcionar melhores condições de tratamento aos atendidos.
Centro Especializado no Transtorno do Espectro Autista (CER-TEA)
O CER-TEA tem como objetivo proporcionar um atendimento mais humanizado e que contemple as múltiplas necessidades das crianças e adolescentes do espectro autista.
Todos os
tratamentos médicos e terapêuticos dos profissionais habilitados são reunidos em um só espaço, de modo a garantir um atendimento abrangente e completo que proporcione melhorias na qualidade de vida e socialização às crianças e adolescentes.
A equipe do centro é composta por mais de 20 profissionais que trabalham de forma complementar com tratamentos e formações, tais como: terapeuta ocupacional, psicólogo, psicopedagogo, fisioterapeuta, psiquiatra, nutricionista, fonoaudiólogo, pediatra com especialização em psiquiatria infantil, assistente social, enfermeiro, preparador físico e técnico em enfermagem.
Os grupos atendidos são
encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que identificam sinais como a dificuldade na fala ou na audição para um diagnóstico e para o início do projeto terapêutico individualizado.
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Inaugurado em 2023 e localizado em um ponto estratégico da cidade, na Barra Velha, o CEO contempla cinco consultórios e realiza procedimentos como:
- Diagnóstico bucal;
- Periodontia especializada;
- Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros;
- Endodontia;
- Bucomaxilar;
- Atendimento a pessoas com deficiência.
Os atendimentos seguem critérios de avaliação estabelecidos pelas Unidades Básicas de Saúde.
Centro de Referência Animal (CRA)
O Centro de Referência Animal (CRA) promove consultas veterinárias, vacinação antirrábica, cirurgias de castração, exames de Raio-x, exames de ultrassom, eutanásia, recolhimento de animais, doação de animais e implantação de microchips para rastreamento.
Além disso, o órgão realiza campanhas de conscientização da sociedade sobre a importância da posse responsável e ações que levam os serviços do CRA aos bairros mais populosos, por meio do programa “Bem Estar Animal – CRA mais Perto e Você”.
Hospital Municipal Governador Mario Covas Júnior (HMC)
Inaugurado em 2002, quando o atual prefeito Toninho Colucci exercia o cargo de secretário de Saúde, o atendimento do Hospital Mário Covas é
100% gratuito, pelo SUS. Os serviços são direcionados à demanda espontânea e aos usuários referenciados das unidades básicas de saúde municipais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. O local conta com atendimento de urgência/emergência de Pronto Socorro, Internação, Maternidade, CTI, Sala de Estabilização, Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico com exames laboratoriais, Raio-X, Ultrassom, Tomografia, Colonoscopia, Endoscopia, Centro Cirúrgico com duas salas, Central de Material e Esterilização e demais setores de apoio ao seu funcionamento.
O HMC é o
único hospital do arquipélago, gerenciado pela Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela por convênio firmado com a Prefeitura de Ilhabela.
Em 2002, o Hospital Mário Covas representou um marco para a cidade, ao oferecer às gestantes a possibilidade de terem seus filhos em Ilhabela e ampliar o acesso a serviços hospitalares de qualidade.
Já em 2023, o prefeito Toninho Colucci deu início à
obra de ampliação e modernização do hospital, com um investimento histórico de R$ 48,7 milhões, que teve como objetivo elevar a qualidade do atendimento médico e hospitalar para os próximos 30 anos. Em 2024, a primeira fase das obras foi entregue por Colucci, com a inauguração do bloco do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), que inclui consultório de Ortopedia, laboratório de Análises Clínicas, sala de Imobilização Ortopédica e o novo Tomógrafo com 80 canais, que permitirá exames mais rápidos e detalhados, inclusive cardíacos.
No mês de março de 2025, Colucci entregou também a nova ala de internação, com 42 leitos, incluindo dois de isolamento.
Centro de Infectologia e Fígado (CIF)
O Centro de Infectologia e Fígado de Ilhabela (CIF) é responsável pelo tratamento de
doenças infecciosas e do fígado. O espaço também realiza a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV e a Pós-Exposição (PEP). As testagens rápidas para HIV também estão disponíveis no centro e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O CIF está localizado na Rua Alagoas, nº 470, Barra Velha.
Lista completa das Unidades de Saúde
Essas são apenas algumas das unidades da rede de Saúde de Ilhabela. A lista completa com os endereços e telefones para contato estão disponíveis para consulta pelo link:
https://www.ilhabela.sp.gov.br/saude-rede-de-servicos.