Secretaria de Saúde
A Secretaria de Saúde, órgão da Administração Municipal Direta, tem por atribuições:
- Desenvolver, orientar, coordenar e executar a política de saúde e de vigilância do Município;
- Assessorar o Prefeito na elaboração de políticas, programas, planos, pesquisas e projetos relativos à saúde da população;
- Supervisionar e coordenar os equipamentos e unidades de saúde do Município;
- Promover as ações de fiscalização sanitária nas áreas de competência do Município;
- Desenvolver ações dirigidas ao controle e ao combate dos diversos tipos de zoonoses no Município de Ilhabela em colaboração com órgãos federais e estaduais;
- Acompanhar em todas as diretorias a alimentação atualizada de todos os sistemas de informação sobre a saúde municipal, em articulação com órgãos federais e estaduais;
- Acompanhar a administração dos atos praticados pelo Fundo Municipal de Saúde e os serviços a ele inerentes;
- Realizar ações de captação de recursos que permitam a viabilização do financiamento dos programas e ações dentro de sua competência;
- Manter diálogo permanente com o controle social instituído, com a comunidade e com a sociedade civil organizada; e
- Desenvolver outras atividades afetas que lhe venham a ser atribuídas pelo Prefeito.
A Secretaria de Saúde apresenta a seguinte estrutura:
I - Secretaria Adjunta;
II - Assessoria;
III - Diretoria de Planejamento;
IV - Diretoria de Finanças;
V - Diretoria de Vigilância em Saúde;
VI - Diretoria de Desenvolvimento Institucional;
VII - Diretoria de Atenção à Saúde.