Entre os dias 26 e 29 de agosto de 2025, a Escola Municipal Paulo Renato Costa Souza, Escola do Camarão, de Ilhabela, realizou a II Semana da Educação Inclusiva, promovendo uma programação diversa e enriquecedora que mobilizou estudantes, professores e a comunidade escolar.
A abertura contou com a presença de Thalita da Silva e Daniel Cabral, do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Ilhabela, que dialogaram com os estudantes sobre a importância e os desafios da inclusão. Durante a semana, os alunos participaram de atividades variadas conduzidas pelas professoras da AMEEI, Thaís e Ismar, como a exibição do curta-metragem Loop no Cine Camarão e uma sala sensorial com a dinâmica dos vários sentidos, que possibilitaram uma compreensão mais profunda sobre o TDAH.
As aulas de Educação Física também tiveram destaque com a realização de práticas esportivas adaptadas. O encerramento da programação ocorreu no Teatro Vermelhos, espaço emblemático da cidade que recebeu a comunidade escolar em uma manhã de muito aprendizado e emoção. Os estudantes puderam apreciar a exposição “Camarão com Inclusão”, composta por obras criadas por alunos da Educação Inclusiva, revelando sensibilidade e talento. Em seguida, participaram da roda de conversa com Leonardo Salomão, autor do livro A Pequena Nuvem: Cartas de um Jovem Professor Autista.
Parceiro de longa data da escola, Leonardo encerrou seu ciclo de trabalhos com uma fala emocionante, reforçando a potência da escuta e do protagonismo estudantil. O momento mais simbólico foi ver os estudantes do Camarão subirem ao palco do Teatro Vermelhos para cantar, compartilhar textos produzidos a partir da palestra, emocionar a plateia e demonstrar, com arte e voz, a força da inclusão.
Também organizados em grupos de responsabilidades, estudantes eram os responsáveis pela produção de Mídias, pela exposição artística e pela organização do evento. Foi um ato de protagonismo estudantil em um espaço de luta, resistência e celebração da diversidade.
A Semana da Educação Inclusiva integra as ações do Núcleo de Cultura e Diversidade do Projeto Político Pedagógico da escola. Mais do que um evento, representa práticas que seguem no cotidiano, reafirmando o compromisso da rede municipal de ensino de Ilhabela com uma educação inclusiva, equitativa e transformadora. E as atividades vão continuar! Entre os dias 9 e 12 de setembro, será a vez dos estudantes dos anos iniciais vivenciarem a II Semana da Educação Inclusiva para os anos iniciais, com uma programação igualmente riquíssima e repleta de momentos especiais.