Nos dias 28 e 29 de agosto, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e com apoio da Escola de Governo Municipal, realizou o curso “Identificação de Vegetação – Do Campo ao Herbário: Morfologia Vegetal e Conservação na Mata Atlântica”. A formação foi voltada para servidores públicos ligados à preservação ambiental.
O objetivo do curso foi capacitar profissionais do quadro efetivo da Prefeitura para identificar e conservar a biodiversidade local. O público-alvo incluiu profissionais da Defesa Civil, fiscais municipais e técnicos das Secretarias de Obras e Planejamento Urbano e Habitação e Gestão Territorial, que atuam em áreas de conservação ambiental e na gestão de recursos naturais.
As aulas foram ministradas por Regina Tomoko Shirasuna, bióloga, assistente de pesquisa do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e curadora do Viveiro Tamboril, localizado na Unidade Jardim Botânico do IPA, onde são produzidas mudas de espécies de plantas ameaçadas de extinção. Regina ainda possui mestrado em taxonomia vegetal, com 31 anos de experiência na área.
Formação une teoria e prática
No primeiro dia do curso, os participantes se aprofundaram na teoria com uma aula sobre morfologia vegetal, identificação taxonômica, caracterização fitofisionômica e sucessão ecológica. Já no dia 29 de agosto, o grupo realizou uma aula prática no Parque das Cachoeiras, na Água Branca, e em áreas de mangue próximos à Ponte Estaiada e ao embarque da balsa. Na visita de campo, os alunos puderam aplicar o conhecimento adquirido, além de desenvolver habilidades essenciais para o manejo e conservação dos ecossistemas da ilha.
A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente visa fortalecer a gestão ambiental do município e promover o desenvolvimento sustentável, a partir da qualificação dos servidores para as necessidades do dia a dia da administração pública.