De
12 a 27 de setembro, Ilhabela será palco da 26ª edição do Festival Dança e Movimento, o maior evento de dança do Litoral Norte e um dos destaques do calendário cultural da cidade. A programação integra as comemorações dos 220 anos do município e promete encantar moradores e visitantes com uma agenda diversificada de espetáculos.
Realizado pelo Espaço Cultural Pés no Chão, com apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da
Secretaria de Cultura e da Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), o festival reunirá
dança, circo, acrobacia, dança-teatro e aéreos, em três fins de semana de intensa atividade cultural.
Entre os destaques da programação estão companhias renomadas como São Paulo Cia de Dança, Ballet de Londrina e Raça Cia de Dança, além de grupos que exploram o universo circense, como Cia Kawa, ParaladosanjoS e Artierant’s.
Valorizando também o talento local, o evento contará com a participação de escolas e instituições de Ilhabela que se dedicam às artes do movimento, reforçando a vocação cultural da cidade ao unir tradição, inovação e identidade regional.
As apresentações do primeiro e do terceiro fins de semanaserão realizadas no Espaço Cultural Pés no Chão, responsável pela produção do evento. Já no segundo fim de semana, os espetáculos serão realizados no Centro Cultural Waldemar Belisário e na fachada da antiga Cadeia e Fórum, ambos na Vila.
Mais de 70 crianças sobem ao palco durante a estreia do evento
Nesta sexta-feira (12), o espetáculo terá início às 20h, com “Brindadeira... Brinquedo... Brincadança...”, espetáculo do Grupo de Acrobacias e Aéreos do Pés no Chão, dirigido pela arte-educadora Juliana Andrade. Com 75 crianças em cena, a obra mistura acrobacia, aéreos, dança e teatro, para propor a reflexão sobre a infância conectada ao celular e o resgate do brincar coletivo de antigamente.
No sábado (13), às 20h, o Ballet de Londrina apresenta “Graça”, coreografado por Morena Nascimento, artista que integrou a companhia de Pina Bausch na Alemanha. A obra, com classificação para 16 anos, propõe um jogo de contrastes tropicalistas e celebra a força criativa do feminino, acompanhada da voz e presença de Gal Costa em falas e canções.
No domingo (14), às 18h, a Cia Kawa traz ao público “Vida Boa”, espetáculo que mescla circo, teatro e dança, sob direção de Tato Villanueva. Inspirada em experiências da maternidade e paternidade, a obra utiliza números aéreos, duo trapézio, lira e monociclo elétrico para narrar a vida como aventura. A apresentação será repetida no dia seguinte, em sessão especial voltada às escolas do município.
Programação completa
Pés no Chão – Barra Velha
Sexta-feira (12)
20h – Grupo de Acrobacias e Aéreos do Pés no Chão: Brinquedo...Brincadeira...Brincadança... (Classificação Livre)
Sábado (13)
20h – Ballet de Londrina: Graça (Classificação 16 anos)
Domingo (14)
18h – Cia Kawa: Vida Boa (Classificação Livre)
Centro Cultural Waldemar Beliário e Museu Antiga Cadeia e Fórum* – Vila
Sexta-feira (19)
20h – Raça Companhia de Dança: Cartas Brasileiras/ Novos Ventos (Classificação Livre)
Sábado (20)
*11h e 16h – ParaladosanjoS: Contra a Parede
20h – São Paulo Companhia de Dança: Alvorada/ A Morte do Cisne/ Grand Pas de Deux, de Dom Quixote/ Casa Flutuante (Classificação Livre)
Domingo (21)
19h – Escolas e Instituições de Dança (Classificação Livre)
Pés no Chão – Barra Velha
Sexta-feira (26)
20h - Escolas e Instituições Aéreos (Classificação Livre)
Sábado (27)
20h – Artinerant’s: Balburdia (Classificação Livre)
A programação completa também está disponível no
site oficial do Pés no Chão.