A Prefeitura de Ilhabela, por meio da
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, realiza no próximo domingo (28),
a partir das 17h, no Espaço Galpão das Artes, na Cocaia, a
4ª edição da Balada Surda – Uma Experiência Sensorial.
O evento sociocultural, que integra a programação festiva dos 220 anos da cidade, reúne pessoas com diferentes graus de surdez e ouvintes interessados em interagir com a comunidade surda ilhabelense e simpatizantes. A iniciativa também faz referência ao Dia do Surdo, celebrado em 26 de setembro.
A proposta é oferecer uma experiência única, em que a
música é sentida por meio da vibração das batidas que se propagam pelo chão e pelo ar, somada a estímulos visuais e sensoriais, como luzes, aromas e cabine fotográfica. As atrações musicais ficam por conta da Banda 40 Graus e do DJ Japs, que adaptarão suas apresentações para dar maior ênfase aos sons graves, ampliando a percepção da vibração.
Para garantir acessibilidade e ampliar a interação entre os grupos, o evento contará com três intérpretes de Libras que se revezarão entre o palco, o salão e a recepção.
Neste ano, a programação traz ainda uma novidade: a Exposição Fotográfica Surdotopia, que apresenta registros das edições anteriores da Balada Surda. A mostra reconhece as diferentes identidades surdas e busca valorizar o direito à diversidade, além de celebrar a cultura e a visualidade expressa pela Língua de Sinais.