Nesta sexta-feira (19), o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos de existência. A data celebra o dia da assinatura da Lei Orgânica da Saúde, Lei nº 8080/1990, que alterou a história ao tratar os serviços médicos no país como um direito humano, gratuito, amplo e irrestrito, independentemente de origem ou nacionalidade.
Em Ilhabela, o setor de saúde também passou por diferentes fases. Na década de 70, o arquipélago ainda dependia do deslocamento de profissionais de outras cidades para os atendimentos. Cerca de 30 anos depois, em 2003, o Hospital Mário Covas foi inaugurado, sob o comando do então secretário de Saúde, Toninho Colucci. As ampliações e melhorias também foram realizadas por Colucci em sua gestão como Prefeito Municipal, entre os anos de 2009 e 2016 e, nos últimos mandatos, desde 2021.
Hoje, a realidade é muito diferente e a área da saúde de Ilhabela conta com diversas especialidades médicas, sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior. Desde 2023, o hospital passa por um amplo processo de ampliação e modernização, que atenderá a população para os próximos 30 anos. Entre as etapas já entregues estão o bloco de Diagnóstico e Terapia, com um tomógrafo de última geração; uma nova ala de internação com 42 leitos e tecnologia de ponta; Centro Integrado de Nefrologia e Hemodiálise; e Terapia Intensiva.
Município se destaca com cobertura superior a 100%
Ilhabela também possui cobertura superior a 100% na Atenção Primária, ou seja, todos os moradores são cadastrados e atendidos pelo Sistema de Saúde, inclusive nas áreas mais afastadas, como as comunidades tradicionais, estendido aos moradores e visitantes que passam pela cidade. Em todo o país, apenas 53% dos municípios alcançam a marca de 100% de cobertura. Atualmente, o município conta com 20 equipes de Estratégia de Saúde da Família. As comunidades tradicionais também têm acesso aos serviços de saúde com equipe multidisciplinar e visitas semanais. Na comunidade do Bonete, por exemplo, há um Posto de Saúde com enfermeiro em tempo integral.
Além disso, a comunidade tradicional da Baía de Castelhanos receberá uma nova UBS em breve, no dia 29 de setembro. O espaço contará com recepção, sala de inalação, copa, autoclave, expurgo, sala de curativo, farmácia, consultório médico, sala odontológica e espaços adequados para gás, compressor, lixo orgânico e lixo hospitalar.