A temporada começou em 28 de abril, quando pescadores do Bonete registraram o primeiro avistamento de jubarte no país. Desde então, Ilhabela se transformou em palco de encontros memoráveis entre humanos e baleias, com registros que chegaram à imprensa nacional e internacional.
O Projeto Baleia à Vista contabilizou mais de 770 avistamentos por embarcações. Já o VIVA Instituto Verde Azul registrou 316 observações feitas em terra.
A temática também atraiu um grande público. O Instituto Baleia Jubarte recebeu mais de 1.800 visitantes na tenda da praia do Perequê.
Além disso, cerca de 8 mil pessoas participaram de passeios organizados por empresas certificadas com o selo “Cidade Amiga das Baleias”, que reconhece práticas responsáveis e seguras. Ao todo, 29 agências possuem o selo.
A combinação de natureza preservada, infraestrutura adequada, ações educativas e fiscalização eficaz consolidou Ilhabela como principal destino de avistamento de baleias para famílias no Brasil.
“Ilhabela se tornou, em 2025, um destino de referência não apenas pela beleza das nossas águas e proximidade com as baleias, mas porque conseguimos fazer disso um turismo responsável, educativo e transformador. O sorriso do adolescente é o símbolo dessa temporada”, declarou o prefeito Toninho Colucci.