Ilhabela é um dos destinos mais completos do litoral brasileiro, seja para quem busca descanso, aventura ou contato com a história local.
Mesmo com pouco tempo disponível, é possível viver experiências marcantes e sair com a sensação de ter aproveitado a cidade.
A seguir, você pode conferir dicas de quanto tempo passar em Ilhabela, além de sugestões do que fazer em períodos curtos de estadia.
Quantos dias ficar em Ilhabela?
Um fim de semana já permite conhecer locais de fácil acesso, como praias, mirantes e o centro histórico. Em três ou quatro dias, é possível incluir trilhas para cachoeiras, passeios de barco e vivências culturais.
Para um maior aproveitamento, recomenda-se que o visitante organize o roteiro de acordo com seu perfil.
Dicas do que fazer em Ilhabela em poucos dias
Confira 5 dicas do que fazer em Ilhabela:
1. Praias para todos os gostos
Para quem tem poucos dias na cidade, a escolha das praias faz toda a diferença. Pensando nisso, é interessante priorizar locais de fácil acesso, com boa infraestrutura e serviços que permitem passar o dia com tranquilidade.
Localizada no sul da ilha, a
Praia Grande é uma das mais completas e acessíveis de Ilhabela, com fácil acesso, estacionamento público e ampla faixa de areia. A orla conta com calçadão, áreas de lazer, quadra, parquinho, a Capela de São Benedito e o apoio do Centro Cultural do Sul da Ilha, que oferece banheiros públicos. Com restaurante, píer, tendas de alimentação e mar geralmente calmo, é ideal para passar o dia com conforto e para a prática de esportes como stand-up paddle e caiaque.
A
Praia do Saco da Capela, na região central, agrada a todos os públicos. Possui mar calmo e águas cristalinas, além de ampla faixa de areia. As lanchas e veleiros compõem o visual da orla, que conta com quiosques, restaurantes e clubes de praia e uma extensa área para estacionamento. Próxima ao centro histórico, é muito visitada por turistas e passageiros de cruzeiros.
A
Praia de Garapocaia, conhecida como
Pedra do Sino, fica no norte da ilha e é um dos cartões-postais de Ilhabela. Suas águas calmas e transparentes são ideais para caiaque e stand-up paddle. No canto direito, as pedras que emitem som ao serem tocadas despertam curiosidade e fazem parte das lendas locais. O nome Garapocaia, de origem tupi, significa “pedra que canta”. A praia também oferece estacionamento, quiosques, restaurante, duchas e parquinho infantil.
2. Cachoeiras
Além das praias, Ilhabela abriga dezenas de cachoeiras, muitas delas com trilhas leves e infraestrutura, ideais para quem tem pouco tempo.
As
Trilhas da Água Branca, por exemplo, estão localizadas dentro do
Parque Estadual de Ilhabela, com acesso pela Estrada-Parque dos Castelhanos. O local reúne cinco poços (Pedra, Escada, Ducha, Jequitibá e Jabuti) interligados por trilhas de esforço leve a moderado. Há guarita, banheiros e mapas de percurso. No caminho até o Poço do Jabuti, é possível visitar uma torre de observação de aves, em uma área com ampla biodiversidade.
A
Cachoeira do Veloso está localizada no sul do arquipélago. Sua trilha sinalizada tem cerca de 2,4 quilômetros, ida e volta, com nível médio de dificuldade. No início do percurso há guarita com banheiro. A queda d’água, com cerca de 90 metros, forma um poço de águas límpidas dentro do Parque Estadual. Para esse passeio, é obrigatória a contratação de guia ou monitor ambiental.
3. Mirantes espalhados pela cidade
Os mirantes de Ilhabela oferecem vistas privilegiadas do canal que separa a ilha do continente. Como a área mais urbanizada está voltada para o oeste, muitos pontos são indicados para apreciar o entardecer, especialmente no verão, quando o sol se põe no mar.
O
Mirante do Piúva fica logo no início do caminho para o
sul da ilha, na Avenida Brasil. Possui fácil acesso, pontos de ônibus próximos, vagas para estacionamento e ciclovia. De lá é possível avistar a Ilha das Cabras, próxima à Praia das Pedras Miúdas.
O
Mirante do Morro da Cruz, em frente ao Mirante do
Perequê, é um dos mais disputados. Oferece uma atmosfera mais tranquila, com vista ampla do mar. O local abriga o letreiro “Eu amo Ilhabela”, muito procurado para fotos.
Já o
Mirante da Praia dos Barreiros está situado no início do caminho para o
norte, logo após o centro histórico. Possui estacionamento e um letreiro com a frase “Amo Ilhabela”, permitindo fotos com enquadramento dentro do coração.
4. Centro histórico
O centro histórico de Ilhabela, a Vila, concentra em um único espaço ruas de pedra, patrimônio histórico e intensa vida cultural. O local abriga importantes
pontos turísticos, como o Centro Cultural Waldemar Belisário, que reúne o museu de mesmo nome e o Cine Vila Bella & Clube com sessões gratuitas, além da sede da Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) e da Feira de Artesanato.
À noite, a Vila ganha um clima especial com uma
iluminação aconchegante, música ao ar livre em diversos restaurantes e a fonte interativa da Praça Coronel Julião.
A região também se destaca por seus
marcos históricos, como o Museu Náutico, a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso e o antigo Pelourinho, hoje ressignificado como espaço de convivência e manifestações culturais.
5. Ilhabela por outros ângulos
Explorar Ilhabela por terra e pelo mar revela paisagens completamente diferentes. Veja algumas possibilidades:
Mergulho
O arquipélago possui diversos pontos para mergulho autônomo e snorkeling, com vida marinha abundante, cardumes, tartarugas, corais e naufrágios.
Confira as agências credenciadas: https://tinyurl.com/3ybyf78s
Passeios de barco
Os passeios de barco, lancha ou escuna permitem acessar praias isoladas e regiões como Bonete, Castelhanos e Eustáquio. Há opções compartilhadas ou privativas, adequadas a diferentes perfis de visitantes.
Confira as agências credenciadas: https://tinyurl.com/3ybyf78s
Aquabus
O Aquabus é o sistema de transporte aquaviário da cidade, conectando praias e bairros como Praia Grande, Barra Velha, Perequê, Engenho D’Água, Vila e Ponta Azeda. Além de funcional, oferece uma experiência diferenciada da orla e vista do mar.
Confira mais informações em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/portal/servicos/1122/horario-do-aquabus/
Birdwatching
Ilhabela também se destaca como destino de avistamento de aves, com cerca de 400 espécies abrigadas na região, entre elas as migratórias, costeiras e pelágicas. A atividade também pode ser realizada com o apoio de guias.
Confira os contatos de guias e monitores ambientais especializados: https://tinyurl.com/2s3jd2wb
Passeios de jipe
Já os passeios de jipe levam os visitantes por trilhas e estradas que cortam a Mata Atlântica, especialmente no acesso à Praia de Castelhanos, proporcionando contato direto com a natureza e vistas únicas da ilha.
Confira as agências credenciadas: https://tinyurl.com/3ybyf78s