A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na manhã da última quinta-feira (13), uma grande operação integrada para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – em uma residência no bairro do Perequê, que acumulava grande quantidade de sucata e materiais inservíveis.
A ação contou com a participação das Secretaria de Mobilidade e Segurança, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, além do apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado de São Paulo. O objetivo foi garantir medidas sanitárias urgentes e proteger a saúde pública diante da gravidade da situação.
Após denúncia da população, a equipe da Saúde – composta por mais de 20 agentes de combate a endemias – constatou no local a presença de centenas de objetos, como pneus, baldes, vasilhames, lonas e calhas, todos com acúmulo de água e larvas do mosquito Aedes aegypti. Também foram observados indícios de proliferação de roedores e animais peçonhentos.
Durante a vistoria, os fiscais também identificaram suspeita de ligação irregular na rede elétrica do imóvel. A empresa Neoenergia foi acionada e confirmou a existência de uma ligação clandestina diretamente no poste de entrada da residência, caracterizando, em tese, furto de energia elétrica. Diante das constatações, o morador foi conduzido à Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.
Frente às irregularidades sanitárias, foram lavrados autos de infração e o caso foi comunicado à autoridade policial para apuração de crime contra a saúde pública. No total, cerca de quatro toneladas de lixo e sucata foram retiradas do imóvel.
A Prefeitura reforça que a população pode denunciar situações semelhantes por meio do telefone (12) 99147-7114 ou pela Ouvidoria da Saúde, nos números 0800 077 1515 e (12) 3896-9221, ramais 9616 e 9667, além do e-mail [email protected].








