A Biblioteca Municipal Nilce Signorini, de Ilhabela, recebe, no dia 3 de dezembro, a oficina
“Meu projeto foi aprovado, e agora?”, ministrada pela produtora e roteirista Giuliana Monteiro. A atividade é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Ilhabela e o programa Pontos MIS, que tem como objetivo a difusão cultural no estado de São Paulo.
A oficina irá
desmistificar a linguagem dos editais e orientar os participantes sobre caminhos possíveis para viabilizar a execução de um projeto audiovisual, com abordagem de diferentes opções de financiamento públicos e privados disponíveis atualmente.
Além disso, a atividade também focará no
detalhamento das etapas exigidas nos editais e no esclarecimento de dúvidas sobre processos administrativos e de produção, com destaque para a importância de cada fase. A proposta é facilitar a jornada de quem possui um projeto audiovisual e deseja inscrevê-lo no próximo ciclo de editais municipais ou estaduais.
Voltada ao público a partir de
15 anos de idade, as inscrições devem ser feitas pelo telefone
(12) 3892-5641 ou
presencialmente na Biblioteca Nilce Signorini, localizada na Avenida Princesa Isabel, nº 2626, na Barra Velha. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30.
Sobre a oficineira
Giuliana Monteiro é produtora, roteirista e diretora de projetos audiovisuais, já conhecida no município por meio das oficinas oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Ilhabela e o programa Pontos MIS.
Iniciou sua carreira em produtoras como Canal Azul, Rede Globo, O2 Filmes, Mixer Filmes e Griffa. Na televisão, foi responsável pela produção de conteúdos exibidos em canais como Discovery Channel, NatGeo, History Channel e Globo.
Em 2011, recebeu uma bolsa de estudos para cursar mestrado em roteiro e direção na Universidade de Nova Iorque (NYU – Tisch School of the Arts), onde dirigiu e roteirizou diversos projetos audiovisuais.
Em 2014, fundou a produtora Elefanti Films, sediada em São Paulo, em que atualmente desenvolve seu primeiro longa-metragem de ficção,
“Estrada para Livramento”, finaliza o documentário
“Loucos pelo Bento” e produz o curta-metragem
“Maria”.
Giuliana teve seus trabalhos selecionados para importantes festivais nacionais e internacionais, como Berlinale, Cannes, San Sebastián, Festival Internacional de Viña del Mar, Ventana Sur, Kinoforum e Toronto Film Festival, entre outros.
Editais culturais em Ilhabela
Além da formação, Ilhabela reforça o incentivo à produção cultural por meio de editais públicos que contemplam projetos de audiovisual, como o
Programa de Estímulo à Cultura (PEC), um edital que busca apoiar, valorizar e difundir manifestações culturais em Ilhabela. O programa promove pluralismo, diversidade cultural, preservação do patrimônio e integração artística dos diferentes grupos culturais locais para o desenvolvimento cultural em toda a cidade.
A
Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399/2022, também é uma iniciativa pública que tem o objetivo de fortalecer o setor cultural em todo o território nacional, bem como promover a descentralização de recursos e a valorização da diversidade cultural brasileira.
As informações sobre processos de inscrição, regulamentos e cronogramas estão disponíveis no portal de editais culturais do município:
https://cadastrocultural.com.br/editais/.