Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Ilhabela e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
ABR
09
09 ABR 2019
EDUCAÇÃO
Escola de Ilhabela desenvolve projeto com foco na oralidade das crianças da educação infantil
receba notícias
A “Aulinha” tem como objetivo desenvolver a oralidade em forma de exposição, a partir do conhecimento de mundo próprio Os professores da rede municipal têm autonomia para promover projetos que colaborem com o desenvolvimento dos nossos alunos. Por isso, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, Leia mais
A “Aulinha” tem como objetivo desenvolver a oralidade em forma de exposição, a partir do conhecimento de mundo próprio Os professores da rede municipal têm autonomia para promover projetos que colaborem com o desenvolvimento dos nossos alunos. Por isso, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, apoia o miniprojeto “Aulinha”, implantado na E.M. Terezinha de Jesus Ferreira, na Barra Velha. A “Aulinha” é um pequeno projeto, idealizado pelo professor Fernando Miyashiro, que leciona para os alunos da Fase II-A na unidade, e visa desenvolver a oralidade em forma de exposição (“aula”), a partir do conhecimento de mundo próprio da criança. A proposta foi apresentada em reunião de pais e aprovada unanimemente. “A criança escolhe um assunto para expor à classe (geralmente algo que gosta), e junto com a família, confecciona um cartaz explicativo com imagens, desenhos e pequenos textos. Para tanto, leva para casa uma maleta com alguns materiais (cartolina, cola, tesoura, giz, canetinhas, lápis de cor e régua)”, explicou Miyashiro. Com o projeto, espera-se que as crianças possam desenvolver a oralidade e conferir voz ativa. “A ‘Aulinha’ amplia o vocabulário, contribui para o uso da criatividade e oportuniza momentos de pesquisa junto aos familiares”, salientou a coordenadora da unidade, Fábia Dória. Para a secretária de Educação, Ana Paula dos Santos, “as escolas do arquipélago têm características distintas e singularidades, por isso, as direções e coordenações das escolas têm autonomia para criar e aplicar projetos que melhor se adaptem ao público por ela atendido”.