Encontro contou a participação de integrantes do Comitê Municipal do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância Funcionários da Secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social, Educação e Saúde da Prefeitura de Ilhabela participaram segunda-feira, 16, de uma atividade do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância. O encontro ocorreu na Biblioteca Leia mais
Encontro contou a participação de integrantes do Comitê Municipal do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância Funcionários da Secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social, Educação e Saúde da Prefeitura de Ilhabela participaram segunda-feira, 16, de uma atividade do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância. O encontro ocorreu na Biblioteca e Videoteca Municipal Prefeita Nilce Signorini, na Barra Velha, das 8h às 17h, e foi ministrado pela formadora Maria Helena Pelizon. A atividade foi dividida em duas etapas. Os objetivos foram reconhecer a importância de ambientes para a infância que favoreçam as interações, as brincadeiras, as explorações e as diferentes formas de expressão da criança; compreender o papel do adulto na organização de espaços que permitam à criança explorar, brincar e interagir, conhecer a si, o outro e o mundo; refletir sobre a importância de um trabalho integrado entre as instituições de educação infantil, as famílias/comunidade e os demais serviços, visando o desenvolvimento integral das crianças e discutir as ações definidas no plano de intervenção visando a construção e viabilização da intersetorialidade. Ao lado da formadora, os participantes visitaram as E.M. Altamira de Castro Vieira Colucci (Alto da Barra Velha) e E.M. Maria Catarina de Camargo Roefero (Reino) e fotografaram as entidades. Esta visita teve o objetivo de identificar as deficiências e adequações dos espaços físicos e móveis dos locais, um com o recinto maior e o outro menor e fazem parte das supervisões realizadas pelo Programa, gerenciadas pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em parceria com o Senac. Já a etapa seguinte foi teórica e abordou as reflexões sobre a observação, a escuta e o registro para as práticas cotidianas; ambientes promotores de vivências e de experiências da infância; o papel do adulto na organização dos espaços e na qualidade das interações com as crianças entre elas e a ação compartilhada entre a educação infantil, família e comunidade: a escuta e o diálogo e discussão e socialização das ações integradas (assistência, saúde, educação) na elaboração do plano de ação do município. Entre os funcionários da Secretaria de Educação esteve presente a gestora de Divisão de Zeladoria e Infraestrutura Escolar, Thaís Karolyne Cavalcanti, que afirmou ter saído do encontro com um olhar diferenciado sobre a questão do espaço escolar. “A escola não é apenas um prédio onde as crianças passam boa parte do dia, mas um local que precisa oferecer contato com a natureza, com a luz solar e com materiais diferenciados para que o seu aprendizado do dia-a-dia seja enriquecido e construtivo para o seu crescimento e formação como cidadão”, destacou. Elaine Gubany, coordenadora técnica da Secretaria de Educação, disse que o encontro proporcionou a reflexão com as práticas promovidas para os alunos de até três anos. “As estratégias pedagógicas propostas devem melhorar ainda mais o ensino e aprendizado dos pequenos. Novas atividades como esta devem continuar acontecendo”, concluiu. As questões de interatividade, infraestrutura e mobília das creches infantis foram igualmente abordadas. Também participaram das atividades práticas e teóricas, os profissionais da área da saúde.