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Notícias
JAN
20
20 JAN 2016
ADMINISTRAÇÃO
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO
Em Ilhabela, temporada de navios 2015-2016 deve injetar R$ 30 milhões na economia local
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Conhecida mundialmente por ser a “Capital Nacional da Vela” e cidade indutora de turismo, Ilhabela também obtém destaque em outros segmentos no cenário nacional. É o caso das temporadas de cruzeiros. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) coletou diversos dados econômicos e turísticos em três armadoras associadas à Leia mais
Conhecida mundialmente por ser a “Capital Nacional da Vela” e cidade indutora de turismo, Ilhabela também obtém destaque em outros segmentos no cenário nacional. É o caso das temporadas de cruzeiros. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) coletou diversos dados econômicos e turísticos em três armadoras associadas à entidade, Costa, MSC, Pullmantur e Royal Caribbean, durante a temporada passada. Os números mostram que o turista cruzeirista gasta em média R$ 200 durante a passagem pelo arquipélago. De acordo com a Secretaria de Turismo esse número resulta em cerca de R$ 30 milhões injetados na economia local até o dia 27 de abril, data da última escala em Ilhabela. Outro dado importante é que Ilhabela está entre uma das escalas mais procuradas para passeio ao lado de Salvador (BA) e Búzios (RJ). “Nossa cidade está preparada para receber bem os turistas. Esse segmento é muito importante para o nosso município, pois os visitantes que passam o dia no arquipélago movimentam o nosso comércio e aquecem a economia local”, destaca o prefeito Toninho Colucci. “Os turistas preferem Ilhabela principalmente pelo encanto da cidade em suas belezas naturais. Além disso, os comandantes destacam a segurança como uma das características positivas. Durante a temporada de navios, aproximadamente 300 mil turistas visitam o nosso arquipélago. Vale destacar que dentro desse número, 60% dos visitantes de transatlânticos nacionais descem para conhecer a cidade, enquanto em cruzeiros internacionais esse número sobe para 95%”, afirma o secretário de Turismo, Harry Finger. A temporada de cruzeiros 2015-2016 começou no dia 10 de novembro. Ilhabela receberá 95 escalas ao todo, sendo 20 duplas e outras duas escalas triplas. No receptivo turístico atuam 20 vans com média de 15 lugares cada, 62 jipes, oito embarcações e cerca de 20 táxis. Eles são os responsáveis por levar os turistas a passeios como as praias do Curral, Garapocaia (Pedra do Sino), Cachoeira da Toca, Museu Náutico, entre outros atrativos da Ilha. Muitos turistas preferem ficar próximos ao local do desembarque, na Vila, e aproveitam para conhecer o centro histórico, desfrutar dos restaurantes e vão às compras nas lojas de artesanato. A praia do Saco da Capela também é muito frequentada durante as escalas. Seguindo as normas do Ministério do Turismo, todas as vans do receptivo contam com ar-condicionado e têm no máximo até oito anos de fabricação. A medida significa conforto e segurança para os turistas. O Centro de Informações Turísticas, que fica em frente ao píer, na Vila, foi ampliado e conta com profissionais preparados da Secretaria de Turismo e Fomento. Abremar A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) foi fundada em 2006 com o intuito de representar as armadoras e operadoras de turismo marítimo no país. Atuante na interlocução com órgãos públicos e instituições privadas na defesa e promoção de um ambiente favorável para o setor, a Associação sempre esteve comprometida na divulgação do país enquanto destino turístico, ressaltando o potencial desta atividade como um dos motores da nossa economia. Como parte de uma evolução natural da indústria de Cruzeiros Marítimos, a Abremar passou, em 2013, a fazer parte da “Clia” (Cruise Lines International Association), associação mundial do setor. Passando a se chamar Clia Abremar Brasil, a associação promoverá, junto a outras nove associações internacionais, uma voz globalmente unificada desta atividade, que gera um impacto econômico de US$ 100 bilhões e emprega mais de 753 mil pessoas em todo o mundo. Para o Brasil, isso significa um grande salto no cenário global, uma vez que essa nova parceria vai permitir um melhor entendimento das empresas que operam na América do Sul a respeito das peculiaridades e entraves locais.