A Prefeitura de Ilhabela, por meio da
Secretaria de Administração, vem promovendo um consistente programa de capacitação para os servidores públicos municipais. Com o trabalho da
Escola de Governo, a Prefeitura ofereceu mais de 1.600 oportunidades de aprendizado somente no primeiro semestre de 2025. Foram 89 ações formativas, entre cursos presenciais, oficinas, palestras e programas de formação continuada.
Além disso, a integração de novos servidores também se consolidou como uma ação estratégica, proporcionando acolhimento e alinhamento institucional a novos colaboradores da administração municipal.
A atuação da Escola de Governo também se expande para temas estratégicos da gestão pública. No segundo semestre, estão programadas importantes ações como:
- Palestra sobre o IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) – com foco em resultados e planejamento;
- Curso Conexão Liderança – em parceria com o Sebrae, voltado ao desenvolvimento de lideranças públicas;
- Curso Elaboração de Projetos para Captação de Recursos – em parceria com o Sebrae, voltado ao agentes públicos;
- Oficina de Preparação para Aposentadoria – com foco no cuidado e planejamento de vida do servidor;
- Programa de Formação de Facilitadores – que visa criar uma rede interna de multiplicadores do conhecimento.
A Secretaria de Administração reafirma, com esses resultados, seu compromisso com a formação contínua, o reconhecimento e o desenvolvimento dos servidores públicos de Ilhabela, alinhando-se às diretrizes do Plano de Governo 2025–2029.