A Prefeitura de Ilhabela tem compromisso com a educação inclusiva, proporcionando aos seus professores de ensino especializado a oportunidade de aprimoramento contínuo. Na quinta-feira (16), 14 professores da Educação Especial e Inclusiva (AMEEI) da rede municipal participaram do Encontro Formativo de Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado pela Diretoria de Ensino Região de Caraguatatuba, no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba.
O evento contou com a presença dos palestrantes, Maria Aurecy Pinheiro Chagas, técnica do Centro de Apoio Pedagógico (CAPE) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), e Douglas Takasu Bomfim de Oliveira, consultor do CAPE/DEMOD/SEDUC. A formação foi uma oportunidade para os educadores se atualizarem sobre as melhores práticas e tecnologias assistivas disponíveis para a educação especial.
A secretária de Educação de Ilhabela, Lídia Sarmento, destacou a importância da capacitação contínua dos professores: "A formação dos nossos educadores é essencial para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, adaptada às suas necessidades. A participação dos nossos professores neste encontro é um reflexo do nosso compromisso com a inclusão."
Ilhabela tem se destacado pelo cuidado com o ensino especializado, por meio de iniciativas como o “Projeto Sala de Estimulação”, que oferece uma variedade de estímulos para auxiliar no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças com atrasos no desenvolvimento. Além disso, a Prefeitura equipou as Escolas de Ensino Fundamental da rede municipal com um novo Sistema de Tecnologia Assistiva para as Salas de Atendimento Municipal de Educação Especial e Inclusiva (AMEEI). O sistema inclui mouse estacionário, teclado colorido com colmeia, plano inclinado para teclado, acionador de pressão, plano inclinado magnético, mouse com entrada para acionador, notebook e impressora, todos adquiridos para atender às necessidades específicas de cada aluno.