O 14º Festival da Tainha de Ilhabela, promovido pela Prefeitura, por meio da
Secretaria de Cultura, vendeu mais de uma tonelada de pratos feitos com o tradicional pescado durante os três dias de festividade.
Realizado na Praia Grande, na região sul, o evento atraiu moradores e turistas, que aproveitaram os preços acessíveis e a programação musical, já consolidada como tradição no calendário cultural da cidade. A festa reforçou o papel dos festivais gastronômicos como importantes alternativas de lazer na baixa temporada, promovendo o turismo e impulsionando a economia local.
"Valorizar a cultura caiçara e os pratos típicos e locais é vocação de Ilhabela, trazendo o turismo de experiência, que reconhece os valores das comunidades caiçaras, seus pratos típicos e tradições. Assim, mesmo na baixa temporada fortalecemos o turismo e a geração de emprego e renda", destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Entre os destaques da programação, artistas locais animaram o público com apresentações variadas, demonstrando a riqueza musical da cidade. O grupo Negritude Júnior abriu a programação principal na sexta-feira (11), seguido por Lúcio Neves no sábado (12). No domingo (13), a banda Rock Raul e o cantor Roney Alves encerraram o festival com muita energia.
Especial Mercado do Peixe
Paralelamente ao festival, o Mercado do Peixe também foi palco de vendas e degustações da tradicional tainha nos finais de semana de 6 a 8 e 11 a 13 de julho. Os boxes de pescado venderam 91 quilos do peixe, que puderam ser preparados na hora conforme o gosto do cliente. A programação segue na unidade até este fim de semana, de
18 a 20 de julho.