A Prefeitura de Ilhabela, por meio da
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, realiza no dia
24 de julho, a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. O evento será realizado no Auditório do Paço Municipal,
das 8h às 17h.
A conferência tem como principal objetivo
fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra as mulheres no município, com atenção especial às realidades das mulheres negras, periféricas e caiçaras. Também visa ampliar o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, identificar os principais desafios enfrentados pelas mulheres em Ilhabela, formular propostas de políticas públicas e eleger as delegadas que representarão a cidade na etapa estadual.
A iniciativa é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM), promovendo um espaço de escuta, articulação e construção coletiva.
A programação será organizada em torno de quatro eixos temáticos: Fortalecimento da Governança e da Participação Popular; Combate a Todas as Formas de Violência de Gênero; Promoção da Autonomia Financeira das Mulheres e a Garantia de Políticas de Saúde Integral para as Mulheres.
Além dos debates em grupos de trabalho, a conferência contará com apresentações culturais e palestras temáticas que dialogam com a saúde, os direitos e a valorização das mulheres.
A conferência conta com o apoio do Comitê Municipal de Vigilância, Prevenção e Enfrentamento de Violência contra às Mulheres de Ilhabela e da Câmara Municipal.
Programação completa da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres
8h – Credenciamento e lanche
8h30 – Cerimonial de abertura
9h20 – Apresentação cultural
9h40 – Aprovação do regimento
10h – Exibição da palestra “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas” (gravada)
10h30 – Grupos de Trabalho: Eixo 1 (Governança) e Eixo 2 (Violência de Gênero)
12h – Intervalo para almoço
13h15 – Sensibilização com Rosângela Sebastião de Souza
13h30 – Organização dos serviços de saúde na atenção à mulher, com Lúcia Reale
13h50 – Grupos de Trabalho: Eixo 3 (Autonomia Financeira) e Eixo 4 (Saúde Integral)
14h50 – Lanche
15h – Plenária Geral: discussão e seleção das propostas; eleição das delegadas