A Prefeitura de Ilhabela, por meio da
Secretaria Municipal de Educação, participou do
XII Seminário Fala Outra Escola, realizado no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas.
Representando o município, a professora colaborativa Vanessa Constante Ferreira, do Centro de Apoio Psicopedagógico de Ilhabela (CAPI), apresentou o trabalho “Sabores da Inclusão: Uma Abordagem Prática, Educativa e Inclusiva para a Seletividade Alimentar”, compartilhando uma prática exitosa já em aplicação nas escolas da rede municipal, que alia
inclusão, saúde e aprendizagem de forma sensível e inovadora.
Já a professora Natália Luisa Ruiz, da Escola Municipal Professor José Antônio Verzegnassi, trouxe a proposta “As narrativas como ferramenta de trabalho do coordenador pedagógico”, refletindo sobre a
importância da escuta, da memória e da construção coletiva no cotidiano escolar, especialmente no papel exercido pela coordenação pedagógica.
A abertura do evento contou com a presença da professora Renata Lucia de Morais Fernandes, da Escola Municipal Professora Ophélia Reale Montanhesi, que participou da primeira Roda de Conversa, trazendo reflexões sobre o Grupo de Estudos sobre Coordenação/Orientação Pedagógica (GRUCOP), do qual é integrante. Em seguida, apresentou o trabalho “Gincana do Meio Ambiente: Pertencimento e Mobilização Comunitária em Ilhabela”, demonstrando como
ações educativas integradas ao território fortalecem os laços entre escola, estudantes e comunidade.
GRUCOP
O GRUCOP surgiu no primeiro semestre de 2011, a partir da mobilização de pesquisadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) que
investigam o cotidiano da Orientação e Coordenação Pedagógica nas escolas. O grupo se consolidou como um espaço de escuta e apoio entre profissionais da área, permitindo o compartilhamento de desafios, estratégias e descobertas sobre a prática pedagógica no cotidiano escolar.
Sobre o evento
O Fala Outra Escola é um seminário promovido desde 1996 pelo GEPEC, com o objetivo de
valorizar e compartilhar saberes produzidos no cotidiano das escolas. A edição de 2025, com o tema “Fios, nós e balanços: enredar singularidades, tecer coletivos”, propôs momentos de escuta e construção conjunta por meio de Sessões de Diálogo, Rodas de Conversa e Mostra de experiências pedagógicas.