Nesta sexta-feira (15), Ilhabela será palco de uma mobilização voltada à conscientização e à promoção de uma cidade mais inclusiva. A ação “Só 5 minutinhos?” convida a população a vivenciar e dialogar sobre a importância da acessibilidade.
A programação tem início às 7h, no bairro do Perequê, com
intervenção urbana em pontos estratégicos do bairro, como os estacionamentos da Prefeitura Municipal de Ilhabela e os comércios das proximidades, além de vagas na via pública. A atividade busca chamar atenção para o uso consciente dos espaços e as barreiras invisíveis enfrentadas por pessoas com deficiência.
O objetivo é sensibilizar sobre o
uso correto das vagas reservadas para pessoas com deficiência e ampliar o debate sobre acessibilidade atitudinal. A proposta não é fiscalizar ou punir, mas provocar uma reflexão pública, por meio de recursos visuais, simbólicos e interativos, para que motoristas, pedestres, servidores e comerciantes repensem atitudes cotidianas que geram exclusão.
A partir das 13h, o Auditório do Paço Municipal abre diálogo com a população, em um ambiente favorável à construção de políticas públicas inclusivas, por meio do debate, da empatia, da escuta ativa e da troca de experiências entre sociedade civil, pessoas com deficiência, profissionais, servidores e gestores públicos.
A programação inclui sensibilização sobre o tema, falas de alunos da APAE e apresentação cultural. O ponto central será o
Diálogo Aberto “Acessibilidade é Relação”, conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (
CMDPD) e Associação Desenvolver, em uma dinâmica de conversa e escuta ativa. Serão abordados temas como barreiras invisíveis, escuta como ferramenta de inclusão, práticas restaurativas e humanização do serviço público.
A iniciativa é da
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, em parceria com o Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), e com o apoio do APAE de Ilhabela e da Associação Desenvolver.