Na última terça-feira (12), o Auditório do Paço Municipal de Ilhabela foi palco da ação “Diálogos de Orgulho”, um
encontro voltado a servidores públicos com o objetivo de ampliar o conhecimento, a escuta e o acolhimento em torno das vivências da comunidade LGBTQIAPN+.
Idealizado pela artista visual e ativista Naiara Novazzi, o evento propôs um diálogo coletivo sobre cidadania, direitos, diversidade e respeito às diferenças, com incentivo à formação de uma rede de apoio mais consciente e empática.
Desenvolvida em parceria com a
Secretaria de Educação de Ilhabela, a ação ocorreu durante a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), para favorecer a participação ativa dos profissionais da educação.
O encontro reuniu o secretário adjunto de Educação de Ilhabela, Diego Serena, e um time de especialistas de diferentes áreas do conhecimento como Camila Portela (produtora cultural), Arú de Oliveira (ativista e pedagogo), Antônio Nisoli (advogado), Fabiana Côrtes (filóloga), Mara Pereira Nasser (socióloga), Wladymir Ferraz (psicólogo), Alan Miranda (intérprete de Libras) e Dan Rodrigues (audiovisual).
Durante as falas, os profissionais trouxeram
reflexões e estratégias para criar ambientes escolares mais saudáveis e acolhedores, com destaque para a importância da educação sem rótulos, o enfrentamento à violência e o fortalecimento das práticas de respeito à diversidade.
O secretário adjunto de Educação ressaltou a relevância do encontro. “Esse é um momento importante, que abre portas. A maior dificuldade que temos hoje na sociedade é saber lidar com o diferente, seja ele qual for, e isso é um desafio”.
Sobre o “Diálogos de Orgulho”
A ação integra o projeto
Orgulho Sim, iniciativa contemplada pelo Programa de Estímulo à Cultura (PEC), por meio da
Secretaria de Cultura e em parceria com a Secretaria de Educação de Ilhabela.