A Prefeitura de Ilhabela, por meio da
Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira (15) a capacitação “Matriciamento Câncer de Pulmão” com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do município com o objetivo de ampliar as estratégias de prevenção do Câncer de Pulmão na cidade.
A capacitação foi ministrada pela enfermeira Gisele dos Santos de Oliveira, do Matriciamento do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Caraguatatuba, referência regional para os serviços de média complexidade ambulatorial. Participaram também como colaboradores o Diretor de Atenção à Saúde Maurílo Bianchi e a Assistente Social da Prefeitura, Silvia Benedicto.
“O câncer não é um sintoma de morte, principalmente quando é descoberto e tratado de forma precoce, por isso treinar as equipes para identificarem os indícios é muito importante, assim como o incentivo à realização de exames para o correto diagnóstico, pois é muito fácil confundir os sintomas com a tuberculose”, alertou a enfermeira.
Estratégia de Atenção Primária
Diferentemente de outras cidades que iniciaram o processo de capacitação com as equipes médicas, Ilhabela optou por começar com os agentes comunitários já que eles são os principais elos de ligação das famílias aos serviços de saúde municipais, muitas vezes já conhecendo inclusive o histórico dos moradores.
A próxima capacitação irá ocorrer no dia
29 de setembro, dessa vez com os médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde.
Sobre o Câncer de Pulmão
O câncer de pulmão é um dos mais comuns em todo o mundo e no Brasil segundo o Ministério da Saúde é o terceiro mais comum em homens e o quarto em mulheres no Brasil - sem contar o câncer de pele não melanoma.
Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco e por isso se tornou uma das causas de morte mais evitáveis de toda a medicina. Além do tabaco, pessoas expostas à fumaça também podem desenvolver à doença, inclusive àquelas que utilizam fogões à lenha ou que trabalhem com a queima de algum produto.
O câncer pode se manifestar com sintomas como tosse persistente, falta de ar e perda de peso. São sintomas comuns também a outras doenças respiratórias e por isso a identificação precoce e o diagnóstico correto são muito importantes para o processo de cura.
Sobre o matriciamento
O matriciamento adota soluções de forma compartilhada, integrando saberes e ampliando as possibilidades de intervenção e cuidado, visando a integralidade e resolutividade do tratamento. A equipe da UBS, conhecida como equipe de referência, cuida dos pacientes e o matriciamento complementa essa equipe com um apoio de especialistas. O acompanhamento passa a ser conjunto por profissionais de ambas as equipes.